Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A exposição de Piracicaba que não acontecerá!

Hoje, nesta hora, deveríamos estar alucinados com os preparativos finais de nossa exposição. Infelizmente existem mais empecilhos que facilitadores na vida de uma associação orquidófila e a ORQUIPIRA vem experimentando todas as formas de falta de apoio, incentivo, reconhecimento ou qualquer outro gesto de humanidade. Representar sua cidade em dezenas de exposições no ano ( a marca de 40 já atingimos e ainda faltam algumas), sempre de forma honrosa; ser tricampeão do circuito CAOB (provavelmente tetra, pois o ano está acabando); promover cursos, reuniões, participar de eventos da prefeitura ou outras entidades de Piracicaba e região, manter tudo com recursos próprios; nada disso conta. As portas fecham-se a sua frente e as barreiras tornam-se intransponíveis.  Somos teimosos, persistentes, talvez até idiotas. Não desistiremos. No próximo ano faremos um evento maior e melhor, pois é isto que nos move. Aos amigos que não estiveram conosco na exposição de agosto, nossas desculpas e nosso convite antecipado para 2014, pois já estamos trabalhando pelo sucesso do evento. A todos que enviaram mensagens de apoio nosso muito obrigado.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pódios de Piracicaba em Registro

Nossa visita ao Vale do Ribeira, rendeu dois pódios, ambos do João e da Maria Helena Cerignoni. Parabéns!
Cattlianthe Enchanted Jungle x Cattlianthe Molly tyler
1º lugar categoria III
Encyclia profusa - 3º lugar categoria V


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Exposições em Salto e Registro neste final de semana

Mais um final de semana com jornada dupla. Estaremos em Salto e em Registro, prestigiando nossos amigos e participando de duas extraordinárias exposições. Não podemos dizer que é uma tarefa fácil, mas o esforço compensa.
Em 2012 infelizmente estivemos ausentes da exposição de Registro, participando em Salto com 100 plantas, conquistando 434 pontos e o terceiro lugar. Poços ficou em segundo com 102 plantas e 447 pontos, atrás de Salto, que foi a campe-a com 192 plantas e 808 pontos. Participaram 23 cidades, totalizando 1039 plantas.
Em Registro, estavam presentes 20 cidades, com 941 plantas. A anfitriã venceu com 248 plantas e 1069 pontos, seguida de Sorocaba com 121 plantas e 476 pontos.
Este ano conseguimos transporte e motorista para os dois eventos e estaremos em Salto com aproximadamente 60 plantas e em registro com 68 plantas. Em breve saberemos o resultado no site da CAOB.  


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

43ª Exposição Nacional de Orquídeas de Americana

Entre os dias 4 e 6/10/13, o encontro dos orquidófilos será em Americana. palco de uma das mais belas e prestigiadas exposições do circuito CAOB. Piracicaba participou nos últimos anos de forma exemplar, conquistando o primeiro lugar em 2010 e o segundo em 2011 e 2012, perdendo apenas para os anfitriões. Um fator importante neste desempenho, é a proximidade entre as duas cidades, pois além das facilidade de transporte, o menor sofrimento das plantas durante a viagem, muitos de nossos associados visitam o evento e gostam de "fazer bonito" nestas situações. Para não decepcionar a torcida, preparamos este ano aproximadamente 170 vasos. Vamos em busca do tri vice campeonato! Será que vai dar?
PS: a exposição acontecerá no salão de festas da Igreja Matriz de Santo Antonio. Segundo algumas informações, este deve ser o último ano que será utilizado este espaço. Mais um motivo para a nossa visita..