Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 22 de julho de 2014

"Chá das Cinco"

Apesar do grande número de espécies de orquídeas, poucas tem finalidades comerciais, exceto como flores para decoração. Temos o uso da baunilha, para aromatizar doces, o Cyrtopodium (Sumaré) para produção de pomadas, o Salep, produzido na Turquia à partir dos bulbos de algumas espécies do gênero Orchis e agora descobri um chá, feito com as folhas secas da Jumellea fragans, chamado FAHAM TEA. Muito popular na Era Vitoriana (reinado da Rainha Vitória no Reino Unido, de junho de 1837 a janeiro de 1901), era descrito como extremamente aromático, lembrando a baunilha e benéfico para diversos males, como problemas digestivos e respiratórios. Bebida nobre e refinada, foi esquecida, pois toda a produção era coletada, oriunda de locais de difícil acesso, em pequena quantidade e portanto não sustentável.
Nativa da Ilha de Reunião (La Réunion, para os Franceses ou Reunion Island para os países de língua inglesa), a Jumellea fragans é relacionada ao gênero Angraecum, do qual já fez parte. Sinônimos: Angraecum fragans, Aerobion fragans, Aeranthes fragans, Epidorkis fragans. Vegeta em florestas, como epífita, em altitudes entre 500 e 1500 metros, com porte médio, flores de aproximadamente 7 cm, brancas, solitárias e perfumadas.
A Ilha de Reunião é parte do território Francês e localiza-se na costa Africana,  no Oceano Índico, 800 Km a leste de Madagascar. O território mais próximo, são as Ilhas Mauritius, com a qual compõe o Arquipélago das Mascarenhas (mais as Ilhas Rodrigues). Seu território é de aproximadamente 2.500 KM² e sua população em 2013 era de aproximadamente 840.000habitantes. Possui um dos vulcões mais ativos do mundo, o Piton de La Fornaise (Pico da Fornalha) e o ponto culminante da ilha é o Piton des Neiges (Pico das Neves) com 3.071 metros de altura. Sua moeda é o Euro e a língua oficial o francês.  Foi declarada patrimônio da humanidade em 2010. 
Como nem tudo são flores, viveu grave epidemia da febre chikungunya, em 2005/06, com quase 1/3 da população afetada. Doença viral transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo vetor da nossa dengue,  já tem seus primeiros casos registrados no Brasil. Seus sintomas são semelhantes ao da dengue.
Se voce ficou com vontade de provar tal iguaria, visite seu orquidário e caso encontre uma Jumellea fragans de bom tamanho, experimente secar suas folhas e produzir o Faham tea. Quem sacrificar sua planta, descreva-nos a sensação ( do chá e do sacrifício)!






Vista de satélite da Ilha Reunião

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Calar mas não consentir

Eu disse há poucos dias, que não falaria mais da entidade que representa as Associações Orquidófilas e pretendo cumprir minha promessa. O que não posso admitir, é calar e não informar os interessados em saber um pouco mais, das verdades dos fatos, já que a referida entidade, não pode servir como fonte de dados (infelizmente).
Parece que nem mesmo os coordenadores, juízes, diretores, conselheiros, associados estão interessados nos dados da própria entidade, quando na verdade deveria ser obrigatório que todos conhecessem o conteúdo de suas páginas na internet, evitando casos ridículos como o das duas últimas semanas. Em Assis, um Epidendrum híbrido, sem nome, já exposto em outras exposições,como nas fotos apresentadas abaixo, foi premiado como Epidendrum denticulatum e na semana seguinte, foi premiada outra planta do mesmo clone, com o nome de Epidendrum ibaguense. Com tantas plantas em uma exposição, porque a insistência de premiar sempre plantas sem nome e com diferentes nomes inventados? Nem para manter o mesmo nome! Como estão sendo avaliadas estas plantas, sem fiscalização de nenhum responsável pelo processo?
A postagem que faço não é para falar da entidade, só para transmitir a quem interessar possa, o que é um Epidendrum denticulatum, um Epidendrum ibaguense e um Epidendrum híbrido...Dá para confundir?
Epidendrum denticulatum. Foto do site: www.orchidspecies.com
Epidendrum denticulatum. Foto do site: www.orchidstudium.com
Epidendrum ibaguense. Foto do site: www.orchidstudium.com
Epidendrum ibaguense. Foto do site: www.orchidspecies.com

Epidendrum ibaguense exposto em Rio Claro 2008

Desenho original do Epidendrum ibaguense, feito pelo Padre Pedro Ortiz, arquivado no  herbário da Universidade Javeriana, Bogotá, Colômbia.

Abaixo, planta híbrida, premiada como Epidendrum denticulatum em Assis 2014?

Abaixo, uma irmã da planta híbrida acima, premiada como Epidendrum ibaguense em Sacramento 2014?

Vejam outras aparições deste híbrido SEM nome na internet:
XII Expo de Juiz de Fora - agosto de  2012
Expo Itaipava Garden - Petrópolis/RJ
Foto feita no Singapore Botanic Gardens, por Oscar Augusto Risch

domingo, 13 de julho de 2014

Orquídeas da Sibéria

Sou seguidor do "Orquídeas Blog de Angel Mar" e achei muito interessante uma postagem feita por ele, com duas espécies de orquídeas da Sibéria, Lago Baykal, fotografadas em seu habitat, por uma amiga Russa chamada Natalia. Deixo abaixo o link para que todos possam apreciar as fotos. Fica o registro, da capacidade de surpreender-me sempre, com o incrível poder de adaptação das "frágeis" orquídeas.

http://elorquideario.blogspot.com.br/2014/07/orquideas-de-siberia-baykal-lake.html

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Cattleya walkeriana - floração 2014

Algumas destas plantas, já estiveram presentes no blog nos anos anteriores, mas como nunca temos duas florações idênticas, acredito que vale o repeteco. Algumas plantas aparecem pela primeira vez e prometem florações espetaculares no futuro. Curioso é notar a planta florida um ano após, mas ainda com sua capsula em fase final de maturação (haja paciência). A última foto é de uma planta provavelmente virótica, já que apresenta um sintoma clássico, denominado "color break", que se repete em todas as suas flores (nada de marmorata, ou qualquer outra variedade!).










quinta-feira, 3 de julho de 2014

A Copa do Mundo de Futebol (na visão de um orquidófilo)!


Na reta final da copa do mundo, onde o único assunto é futebol, fico pensando nas sempre fantásticas orquídeas e resolvi criar uma nova disputa, que se não terá vencedor, pelo menos é culta e divertida.
Escolhi uma planta presente em cada país participante nas oitavas de final da copa do Brasil. Analisem os candidatos e vejam a dificuldade de escolher um vencedor! Aceito sugestões...
PS: todas as fotos da internet

BRASIL

COLÔMBIA
Cattleya trianae
FRANÇA
CYpripedium calceolus (Pantoufle de Notre Dame)
ALEMANHA
Platanthera bifolia
Holanda
Cephalanthera rubra
COSTA RICA
Acineta sella-tursica
(Obs: a sela túrsica é a cavidade na caixa craniana, onde fica alojada a glândula hipófise)
ARGENTINA
Chloraea bletioides
(orquídea "lengua de loro" - língua de papagaio?)


BÉLGICA
Ophrys apifera