
Nativa da Ilha de Reunião (La Réunion, para os Franceses ou Reunion Island para os países de língua inglesa), a Jumellea fragans é relacionada ao gênero Angraecum, do qual já fez parte. Sinônimos: Angraecum fragans, Aerobion fragans, Aeranthes fragans, Epidorkis fragans. Vegeta em florestas, como epífita, em altitudes entre 500 e 1500 metros, com porte médio, flores de aproximadamente 7 cm, brancas, solitárias e perfumadas.
A Ilha de Reunião é parte do território Francês e localiza-se na costa Africana, no Oceano Índico, 800 Km a leste de Madagascar. O território mais próximo, são as Ilhas Mauritius, com a qual compõe o Arquipélago das Mascarenhas (mais as Ilhas Rodrigues). Seu território é de aproximadamente 2.500 KM² e sua população em 2013 era de aproximadamente 840.000habitantes. Possui um dos vulcões mais ativos do mundo, o Piton de La Fornaise (Pico da Fornalha) e o ponto culminante da ilha é o Piton des Neiges (Pico das Neves) com 3.071 metros de altura. Sua moeda é o Euro e a língua oficial o francês. Foi declarada patrimônio da humanidade em 2010.
Como nem tudo são flores, viveu grave epidemia da febre chikungunya, em 2005/06, com quase 1/3 da população afetada. Doença viral transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo vetor da nossa dengue, já tem seus primeiros casos registrados no Brasil. Seus sintomas são semelhantes ao da dengue.
Se voce ficou com vontade de provar tal iguaria, visite seu orquidário e caso encontre uma Jumellea fragans de bom tamanho, experimente secar suas folhas e produzir o Faham tea. Quem sacrificar sua planta, descreva-nos a sensação ( do chá e do sacrifício)!
![]() |
Vista de satélite da Ilha Reunião |