Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 10 de março de 2015

Marc Quinn - e dizem que orquídea não é cultura!

Volto sempre ao tema: orquídea/orquidofilia versus cultura, pois aqui em Piracicaba, fomos descartados da Secretaria de Ação Cultural, pois nossa sábia secretária acha que orquídea não é cultura e portanto não tem motivos para colaborar com a nossa entidade e as nossas exposições. Segundo ela, melhor seria que procurássemos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Coisas de Brasil! Coisas de mentes tacanhas!
Marc Quinn é um artista britânico, nascido em 8 de janeiro de 1991, que tornou-se importante e conhecido no cenário cultural, com seu auto-retrato ( na verdade uma escultura ), feito com 4,5 litros de seu próprio sangue congelado, que foi obtido durante 5 meses de coleta. Esta obra foi adquirida por Charles Saatchi, empresário e grande colecionador inglês, por £ 13.000 e apresentada na Exposição Sensation, em 1997, na Royal Academy of Arts, de Londres. Em abril de 2005, a obra foi vendida para Steven A. Cohen por US$ 2,8 milhões. A cada 5 anos Quinn produz uma nova peça, registrando o seu envelhecimento e a deterioração pela ação do tempo. Produziu outras obras polêmicas, com esculturas de pessoas nascidas com má-formações ou amputações de membros, ou mesmo defeitos adquiridos. Uma obra famosa, revela a modelo Kate Moss em posição de yoga. Em outra obra, de 2008, Quinn revela a mesma modelo, em tamanho natural,  confeccionada em ouro 18 quilates (divulgada como a maior estátua em ouro maciço, desde o antigo Egito). Criou um retrato do ganhador do Nobel, John E. Sulston, membro do projeto genoma humano, utilizando partículas do DNA do pesquisador, replicados em bactérias, aplicadas sobre uma placa de ágar.
Em 2000, apresentou a obra intitulada - Garden - onde apresentou um jardim, com plantas de diversas regiões, impossível de coexistirem e mantidas em suspensão criogênica.
Em seus trabalhos recentes, Quinn produziu grandes peças em bronze, representando orquídeas, além de telas com o tema. Algumas imagens obtidas da internet, ilustram a postagem e pretendem apenas aguçar o senso crítico e artístico dos amigos apaixonados por orquídeas. Se isto não é arte; o que será?  Se arte não é cultura; o que será? Nem precisa responder"

















Auto-retrato - escultura produzida com o sangue congelado  do próprio artista





Nenhum comentário: