Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Rhynchostylis gigantea (Lindley) Ridley 1896


Apesar de ser um gênero pequeno, com apenas três espécies; Rhynchostylis coelestis, gigantea e retusa, possui grande destaque nas coleções, pela facilidade de cultivo, grande quantidade de flores e variedade de cores e formas. A Rhynchostylis gigantea é a espécie mais encontrada em nossas coleções e possui no Brasil, muitos clones dignos de qualquer coleção. Poderíamos estampar inúmeras fotos de cada variedade da espécie e provavelmente sempre encontraríamos pequenas diferenças entre elas, tornando-as únicas. 

Provenientes de Borneo, Cambodja, China, Filipinas, Laos, Malasia, Myanmar, Tailandia e Vietnan, são encontradas em florestas secas, deciduas ou semi-deciduas, semelhantes a savanas, do nível do mar até aproximadamente 700m de altitude. São plantas monopodiais, de folhas largas e inflorescência pendente, facilmente diferenciadas das Rhynchostylis coelestis (folhas finas e inflorescência ereta) e da Rhynchostylis retusa (folhas finas e inflorescência pendente, geralmente mais longa e fina que a da gigantea). Suas flores de agradável perfume, duram aproximadamente 15 dias e são mais frequentes no período do outono e inverno, com pico no mes de julho (para a nossa região). São geralmente cultivadas em cachepot, com frequentes adubações, pois não possuem um período de repouso evidente e regas copiosas sempre que secas. Excelente espécie para os iniciantes. Listo abaixo algumas variedades frequentemente encontradas em coleções e nas nossas exposições.
Rhynchostylis gigantea alba
 (já foi chamada de Rhynchostylis gigantea forma harrissoniana - nome não aceito)
Rhynchostylis gigantea alba
Rhynchostylis gigantea amesiana? - variedade muito clara, batizada com
este nome pela semelhança com outras espécies
Rhynchostylis gigantea amesiana
Rhynchostylis gigantea tipo
Rhynchostylis gigantea tipo
Rhynchostylis gigantea spots - variedade mais pintada que a tipo
Rhynchostylis gigantea spots
Rhynchostylis gigantea "cartoon" - clone com grandes pintas
 muito bem delimitadas
Rhynchostylis gigantea "cartoon"
Rhynchostylis gigantea white/red spots - planta com pintas mais avermelhadas que a tipo,
podendo variar o tamanho das pintas (manchas). Pode ganhar o nome também de big spots.
Rhynchostylis gigantea white/red spots
Rhynchostylis gigantea red
(conhecida por Rhynchostylis gigantea subsp. violacea)
Rhynchostylis gigantea red
Rhynchostylis gigantea orange
Rhynchostylis gigantea orange


2 comentários:

Angel Mar disse...

Lindas Rhynchostylis, parabens.

Robinson disse...

Obrigado Angel.