Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Orquidário Professora Ruth Cardoso

O Haroldo Toledo, nosso associado, enviou uma série de e-mails trocados pelo grupo de discussão "orquídea", sobre a inauguração no Parque Villa Lobos, próximo ao CEASA em São Paulo do Orquidário Ruth Cardoso, no dia 3/12/10.
Com espaço para 16.000 plantas, a obra da Secretaria do Meio Ambinte, projetada pelo arquiteto Décio Tozzi,  faz referências aos diversos grupos étnicos estudados pela Prof Ruth Cardoso. Composto por 2 esferas de raios diferentes ligadas a um grande arco de concreto (a menor a sua base e a maior ao seu topo), apresenta o formato de uma grande oca homenageando algumas tribos indígenas. Também busca inspiração em tribos indígenas brasileiras a circulação de ar, com entrada pela base da estrutura de policarbonato que recobre a cúpula e saída pelas fendas do arco central.
Da cultura pré-Colombiana foi adotado o sistema de enterramento da construção, com a parede da base da obra que possui 3 metros estando 1,5m acima e 1,5m abaixo do solo.A abertura zenital construída na obra é baseada em conceitos de culturas Africanas, melhorando a luminosidade e a ventilação interna.
A obra possui ainda 2 lagos, um externo e outro interno, com a finalidade de melhorar a umidade ambiente. O pé direito de 12 metros visa  amenizar as temperaturas em seu interior. O projeto conta ainda com salas para os cuidados com as plantas e banheiros. Quem será responsável pelos cuidados é o orquidófilo Geraldo "Trisca" Neto. A assessoria técnica será feita pelo Instituto de Botânica de São Paulo, na pessoa do Prof Dr Eduardo Luis M. Catharino, diretor do núcleo de pesquisa do Orquidário Estadual Frederico Carlos Hoehne.
Cabe agora a nós orquidófilos visitarmos este espaço.
PS: a maioria das fotos abaixo são de Luciano Zandoná, que foi o divulgador do evento na lista de discussão.


Evento inaugural
Lago externo
Entrada principal
As duas metades assimétricas do domo e o arco de concreto com as aberturas para ventilação

As metades assimétricas do domo

Lago interno central com as colunas de aço transformadas em vasos

Vista parcial do lago interno e as bancadas em 3 andares
Híbrido produzido por Sergio Barane (Nobile Orquídeas) em homenagem a Ruth Cardoso








Nenhum comentário: