Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

SITES PARA CONSULTA


Uma fonte de informação fidedigna é fundamental nos nossos momentos de inquietações orquidófilas. Uma informação incorreta pode causar mais danos que a ignorância. Uso com muita regularidade e reputo com alta confiabilidade alguns sites, que deixarei permanentemente nesta página, facilitando a pesquisa, evitando buscas intermináveis em sites de pesquisa, ou longas navegações nas páginas de grandes jardins botânicos. Clique e revele um mundo de conhecimentos.



1) ROYAL HORTICULTURAL SOCIETY


Site com inúmeras possibilidades de pesquisa, apresenta solução para dois grandes problemas :




LINK PARA PESQUISA DE HÍBRIDOS



A RHS é a responsável mundial pelo registro de todos os cruzamentos das orquídeas.
Nesta parte do site da RHS, voce poderá pesquisar os híbridos pelo seu nome; completo ou apenas uma parte do mesmo, ou digitando o nome dos pais e descobrindo se existe um híbrido já registrado deste cruzamento.
A página contém 3 abas:
1 - How to search - traz as explicações de utilização.
2 - Parentage search - nela voce digita o nome das plantas envolvidas no cruzamento e identifica a existência ou não do registro. É fundamental escrever os nomes corretamente e deve ser realizada uma segunda pesquisa invertendo as plantas envolvidas no cruzamento (seed parent - "mãe" e pollen parent - "pai").Podemos escrever apenas parte do nome (grex) ou gênero (genus), seguido do sinal %, sem espaços, e a pesquisa será feita com todas as possibilidades. Geralmente as pesquisas feitas com parte dos nomes resulta em grandes listas, dificultando a consulta (ex: a pesquisa em genus, com as palavras cat% X cat% gerou uma lista com 35747 plantas, no dia 21/03/2014).
3 - Grex name search - voce pode digitar o nome completo da planta (Genus - gênero e Grex - epíteto do espécime) ou apenas o "grex" e o site listará todos os registros com este nome, independente do gênero. Podemos escrever apenas parte do nome (grex), seguido do sinal %, sem espaços, e a pesquisa será feita com todas as possibilidades. Não é possível pesquisar apenas com o gênero ou parte dele.


Basta clicar no link acima e voce terá acesso a uma completa lista de todos os gêneros naturais ou de híbridos intergenéricos. Importante fonte de consulta para sabermos a composição de híbridos complexos, cada vez mais frequentes em nosso meio.
Obs: antes o link abria a lista na RHS, mas devido as mudanças em seu site, transferi para o Australian Orchid Council Inc.




3) KEW ROYAL BOTANIC GARDENS


Um dos centros botânicos mais respeitados do mundo, apresenta uma lista completa de todas as espécies aceitas na família Orchidaceae, além de todos os sinônimos para cada espécie, sua área de ocorrência, seu descritor e o ano e local de publicação da descrição original. Hoje não existe um consenso sobre a nomenclatura das espécies, mas devemos seguir um critério, sendo Kew uma boa opção (pelo menos na maioria dos casos).Segundo dados do próprio site, em 01/01/2011, estavam listadas 26.567 espécies e variedades aceitas. O link abaixo abrirá a página: WORLD CHECKLIST OF SELECTED PLANT FAMILIES. Na caixa "search", voce poderá escrever o nome da família (Orchidaceae - pesquisa muito vasta e que retornará apenas os 7.000 primeiros nomes), o gênero, a espécie com seu nome completo, ou mesmo parte de qualquer um dos itens anteriores, seguidos do sinal * , sem espaço.Em negrito estarão listados os nomes válidos e sem o negrito os sinônimos. A partir de qualquer nome, podemos clicar novamente e abrir tanto o nome válido a partir do sinônimo, como a lista de sinônimos a partir do nome válido. Na mesma página em verde, temos "Advanced search page" e "Build a checklist page", a partir dos quais poderemos elaborar listas, refinando a pesquisa pelo descritor, ano de publicação, periódico da publicação, local de ocorrência, etc. Vale a pena perder algumas horas explorando estes recursos.





O link acima conduz a um dos melhores e mais confiáveis sites individuais, organizado por Jay Pfahl e periodicamente atualizado. Possui no dia 21/03/2014, 17.624 espécies listadas de 778 gêneros diferentes. Traz às vezes várias fotos da mesma espécie, destacando detalhes da flor ou da planta, variedades, etc. Indica através de símbolos, a época de floração (para o hemisfério norte), o clima, luminosidade, necessidade de umidade, etc. Segue na maioria do tempo a nomenclatura adotada por Kew, com raras exceções. Clique na caixa que contém o intervalo alfabético e depois é só navegar em um mar de informações. 










5)  
  

O projeto ORCHIDSTUDIUM, foi desenvolvido há alguns anos pelos nossos amigos Dalton Holland Baptista e Américo Docha Neto e traz muitas informações e fotos de espécies brasileiras. Apesar de não ser atualizado desde 22/05/11, é fonte fidedigna para identificação de plantas, podendo utilizarmos depois sites como o de Kew Gardens (logo acima nesta página), para encontrarmos os nomes mais recentes e atualmente aceitos. No site encontramos um checklist (passível de discussão, mas muito interessante), que contém a lista de 2335 espécies brasileiras de orquídeas (os nomes escritos em azul, servem de link para a foto da espécie). Clicando no botão "photos" encontramos em ordem alfabética as espécies, servindo as grafadas em azul de link para fotos. Finalmente no botão "photostudy", existe um estudo fotográfico com dezenas de fotos de algumas espécies, trazendo detalhes de planta, inflorescência, flor, calos, cristas, etc.






Nenhum comentário: