Conforme publicado na Gazeta de Piracicaba de 28/12/2010, na página 4, a polícia militar ambiental, recebeu uma denúncia de comércio de xaxim, no bairro da Paulista, no dia 27/12/2010 às 14 horas e ao averiguar o fato, encontrou no estabelecimento 51 placas de xaxim e 39 vasos. A multa aplicada foi de R$ 300,00 por ítem apreendido, totalizando R$ 27.000,00. Como todos sabem a extração e o comércio de xaxim são proibidos por lei federal (aguarde maiores detalhes em novo texto a ser publicado).
Quem desejar denunciar atos depredatórios ou que comprometam o meio ambiente em Piracicaba, ligar para a Policia Ambiental no telefone 3421-6827.
Um comentário:
Os vasos de xaxim são feitos do tronco de uma samambaia *gigante e ela é uma das espécies vegetais mais antigas e contemporâneas dos dinossauros: é a Dicksonia selowiana, conhecida como samambaiaçu, de cujo tronco se extrai o xaxim - a matéria-prima para a fabricação de vasos e substratos. Planta típica da Mata Atlântica, esta samambaiaçu está na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção (Ibama), em razão da sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura.
Hoje, existem no mercado produtos alternativos que substituem o xaxim, como vasos fabricados a partir da fibra do coco e também substratos como palha de coco, ardósia e carvão. Ao optar por estes produtos estamos ajudando a preservar a existência da Dicksonia selowiana nas matas.
O Xaxim é protegido por lei; é sujeito a penas sevéras aqueles que infringir...
Postar um comentário