Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

segunda-feira, 2 de março de 2015

Habenaria medusa Kraenzl., Bot. Jahrb. Syst. 16: 203 (1892).

O gênero Habenaria possui aproximadamente 760 espécies, presentes na Asia, África e América do Sul. Foi criado por Carl Ludwig Willdenow em 1805.
A Habenaria medusa, foi descrita em 1892, por Friedich (Fritz) Wilhelm Ludwig Kränzlin (1847-1934). É uma espécie terrestre, encontrada no Laos, Java, Bornéo, Vietnan, Sulawesi e Sumatra. A planta possui 4 ou 5 folhas, dispostas em forma de roseta, próximas ao solo, com uma haste floral ereta que surge do centro e mede 30 a 40 cm, portando 10 a 20 flores, de rara beleza. A Habenaria nedusa é considerada planta de difícil cultivo, pois após sua floração perde toda a parte vegetativa, restando apenas uma tuberosidade subterrânea, que necessita de um inverno seco, pois apodrece facilmente. Depois, na primavera e verão, necessitam de água de boa qualidade em abundância e adubo, para originar novas folhas e haste floral. A planta da foto, floresce sempre nos meses de fevereiro e março. Possui floração sequencial, o que nos permite admirar sua beleza por mais de um mês. Em maio de 2011 esta mesma planta foi premiada na Exposição de Lins, como raridade e foi contemplada com a capa de um Boletim CAOB (publicação da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil).
Infelizmente depois de anos de cultivo, esta planta nunca apresentou novas brotações ou tubérculos, que permitissem sua multiplicação.

Sinônimo: Fimbriorchis medusa (Kraenzl.) Szlach., Orchidee (Hamburg) 55 : 490 (2004).










Nenhum comentário: