Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Melhor planta da noite

Iniciamos uma nova atividade durante nossas reuniões quinzenais da ORQUIPIRA: escolhemos entre todas as plantas presentes na reunião, aquela que mais se destaca e sua foto, mais alguns detalhes da planta serão postados no blog.
Na noite de ontem a melhor planta escolhida por todos os presentes foi um híbrido de Stanhopea (tigrina  x oculata), cultivada pelo Fernando Olitta. Trata-se de uma planta muito grande e bem florida, que encantou a todos os presentes.A Stanhopea oculata é encontrada no México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Colombia, Venezuela e Brasil, sua flor mede aproximadamente 12 cm. A Stanhopea tigrina é proveniente do México e possui flores maiores, com aproximadamente 20 cm. As Stanhopeas são plantas que preferem ambientes mais sombreados e de elevada umidade ambiente. Suas flores duram apenas de 3 a 5 dias, o que dificulta vermos plantas bem floridas em exposições. A maior curiosidade do gênero, é que suas flores saem por entre as raízes e portanto são cultivadas em cachepot.
O gênero foi proposto por Hooker em 1829, em homenagem ao orquidófilo inglês Lord Philipp Henry Stanhope. A planta tipo  é a Stanhopea insignis. A distinção entre as espécies não é simples, existindo grande variedade de cores dentro da mesma espécie, sendo o formato do labelo (neste caso o hipoquilo) o meio geralmente utilizado para sua classificação.
Aprecie as fotos da planta campeã. 
Fernando Olitta e a planta campeã



3 comentários:

Adriane disse...

Oiê! tenho até uma história pra contar sobre stanhopea...Minha sogra teve uma delas plantada num vaso durante 20 anos e nunca havia visto flor e quando nos tornamos amantes das orquídeas e é claro um pouco mais conhecedores retiramos ela do vaso e plantamos num cachepot e....bingo!!! foi um presente!! de encher de lágrimas os olhos!! é isso!! bj a todos

João Ângelo ™ disse...

Linda planta, uma das minhas preferidas.
Parabéns Fernando Olitta.

Christian disse...

Parabéns Fernando Olitta, esta planta e um espetaculo.

A minha já tem 5 anos comigo e nunca consegui fazer da flor, ainda que e uma planta de corte, mas vamos la a pressa e inimiga perfeição.