Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mais notícias de Santo André

O nosso "correspondente "  Dalton H. Baptista somou na bancada e de cabeça os pontos de Santo André. São aproximadamente 372 pontos, ou seja, temos chances de ficar em primeiro lugar, pois a anfitriã era a cidade com o maior número de plantas.
Vamos torcer para o resultado oficial sair ainda hoje no site  da CAOB.

Participação da ORQUIPIRA em Santo André

O Dalton mais uma vez mostrou agilidade e empenho. Fizemos 388 pontos, com 89 plantas o que nos leva a uma média de 4,36 pontos/planta. Excelente! Com certeza ficaremos entre os primeiros lugares. Vamos aguardar!
Na disputa doméstica, os pontos foram divididos da seguinte forma:
- Dalton H. Baptista - 162 pontos
- João e Maria Helena Cerignoni - 42 pontos
- Jair C. Mazzero - 41 pontos
- Ademar Dantas Teixeira - 41 pontos
- Robinson Viegas - 39 pontos
- Fernando e Ana Olitta - 35 pontos
- Christian A. Demetrio e Valquiria Vacari - 18 pontos
- Regina Serrador - 10 pontos
Bela participação de todos. Parabéns ao grupo.

Pódio Santo André

Confiram a premiação da Expo Santo André em primeira mão:
Híbrido
1º lugar - Blc Goldenzelle X Blc Chunyeah - Americana
2º lugar - Pot. Red Crab - Americana
3º lugar - Blc George King - Limeira

Espécie
1º lugar - Laelia pumila - Santo André
2º lugar - C. labiata v. semi-alba - São Carlos
3º lugar - C. guttata coerulea - Americana

Botânica
1º lugar - Anathallis sclerophylla - Registro
2º lugar - Masdevallia herradurae - Orquidário Colibri
3º lugar - Acianthera strupifolia - Registro

Exótica
1º lugar - Paphiopedilum rothschildianum X Paphio sanderianum - Orquidário Colibri
2º lugar - Vanda Robert's Delight - AOSP
3º lugar - Dendrochilum magnum -São Bernardo do Campo

Avançada
1º lugar - Maxillaria pulla X Maxillaria striata - Orquidário Colibri
2º lugar - Zelenkoa onusta - AOSP
3º lugar - Gomesa recurva - Orquidário Colibri

Obrigado ao Dalton, pela presteza e eficiência na informação. Vamos ver quantas horas antes da CAOB nós divulgamos o pódio.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Expo Santo André

São 89 plantas felizardas que irão realizar a primeira viagem no nosso Hyundai.Não são tantas plantas assim! Será que alguém esqueceu que nesta semana a exposição tem início na quinta-feira?
Se são as armas que temos, será com elas que enfrentaremos este final de semana. Boa sorte para todos nós.

ORQUIPIRA na estrada

Após muitas idas e vindas, muito estudo, muitos orçamentos, análise de vantagens e desvantagens, a ORQUIPIRA adquiriu um Hyundai HR 2.5 diesel, ano 2007 modelo 2008, em ótimo estado de conservação. O utilitário era de propriedade da Vico Orquideas e já estava preparado para o transporte de flores, o que reduziu muito os custos para a Associação. Nesta semana ele já irá levar as plantas para Santo André. Lembrem-se que as plantas devem ser entregues hoje, quarta-feira, no João ou Dalton, pois a exposição será inaugurada amanhã.
Com este novo transporte, espero que nossas plantas estejam melhor acondicionadas e que os danos causados nas mesmas sejam minimizados, pois já não era possível continuar levando mais de 100 plantas toda semana na Fiorino. Falando nisto, a Fiorino continuará integrando a nossa "frota" de veículos podendo ser utilizada para nossa feira semanal na Paulista, ou mesmo quando houver mais de uma exposição na mesma semana.
Parabéns ORQUIPIRA, é o progresso batendo à nossa porta.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Nova página do blog

Criei uma nova página no blog para que todos acompanhem o desempenho da ORQUIPIRA, permitindo avaliar os resultados em relação ao ano de 2010. Estou seguindo a ordem cronológica do calendário de 2011 e cidades como Araraquara que realizou exposição em março de 2010 e que em 2011 apenas o fará em agosto., serão computadas apenas, quando da realização do evento neste ano.
Como a maioria dos amigos deve lembrar-se, em 2010 demoramos muito para deslanchar e galgar os primeiros lugares do campeonato. Este ano começamos com força total, obtendo até o momento 2 primeiros e 2 segundos lugares nas 4 exposições realizadas até o momento.
Parabéns "ORQUIPIRANOS", mas lembrem-se que o ano está apenas começando. 

domingo, 27 de março de 2011

Acabou a Expo Franca e ninguém soube do resultado

Parece que vivemos uma fase de "piorias" na parte que cabe à CAOB em nossas exposições de orquídeas. Para aqueles incapazes de dormir na sexta-feira antes de saber o  resultado da exposição, a insônia será incurável. Na semana passa o resultado só saiu no sábado pela manhã e agora em Franca a exposição acabou e o resultado não saiu. Para piorar a situação, os pontos de todas as exposições anteriores sumiram, tanto na página inicial, quanto na das Associações. O primeiro lugar ficou com o Orquidário Durigan com zero pontos.
O trabalho de preparar as plantas para as exposições, lavar os vasos, arrancar o mato, etiquetar, conferir os nomes das plantas, levá-las até o ponto de encontro, demanda tempo e energia. Mal as plantas chegam na segunda-feira e todo o processo tem início novamente. Para criar motivação, surge um campeonato com pontos, troféus, prêmios e nós presidentes de Associações, conclamamos todos os associados para participarem com todo seu potencial. Todo sábado ainda muito cedo, grande parte dos associados da ORQUIPIRA reúnem-se e a conversa gira durante bom tempo sobre os resultados de nossas plantas e também das outras entidades participantes. Qual a média dos pontos, os pódios, os juízes, os campeões, etc. Ligamos ansiosos para nosso representante na exposição e tentamos saber em primeira mão de qualquer fato pertinente para repassar neste veículo informativo.
Esta semana infelizmente a exposição acabou e ninguém soube do resultado. Como prêmio de consolação para aqueles que continuam procurando alguma informação, aqui vai o que pude obter:
O primeiro lugar ficou com Piracicaba, que conquistou 363 pontos, seguida de Batatais com 327 pontos e depois a anfitriã, a cidade de Franca.
A participação da ORQUIPIRA foi dividida da seguinte forma:
1º lugar - Dalton Holland - 107 pontos
2º lugar - Ademar Dantas - 66 pontos
3º lugar - Jair - 41 pontos
4º lugar - Robinson - 36 pontos
5º lugar - Fernando e Ana Olitta - 25 pontos
6º lugar - João Cerignoni e Maria Helena - 22 pontos
7º lugar - Paulo César - 17 pontos
8º lugar - Regina Serrador - 15 pontos
9º lugar - Christian - 14 pontos
10º lugar - Salvador Gorni - 11 pontos
11º lugar - Elizabete Duarte - 5 pontos
12º lugar - Fernando Novello 4 pontos
Desculpem qualquer diferença nos pontos, mais foi o máximo que consegui após este conturbado final de semana.
Até a próxima!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Resultados preliminares de Franca

Hoje o dia foi mais conturbado e são poucas as notícias que consegui obter sobre a exposição. Realmente Piracicaba é uma das cidades com maior número de plantas, fato este que foi muito comentado, pois parece impossível levar tantas plantas em um carro tão pequeno como a fiorino. o João Cerignoni andou mostrando o sistema de caixas empilhadas que estamos usando, mas a partir da próxima semana este sistema já será ultrapassado. Aguardem as excelentes novidades.
De positivo só fiquei sabendo que fizemos 2 pódios:
- 1º lugar botânica - Masdevallia herradurae - Robinson
- 2º lugar exótica - Dendrobium bracteosum v. albo - Robinson
Acho que este foi meu final de semana!!!!!
Vamos agora aguardar os resultados oficiais no site da CAOB.
Abraços.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Agora a exposição é na terra do calçado

Neste final de semana estaremos representando a cidade de Piracicaba na Exposição Nacional de Franca. Novamente conseguimos o feito de colocar mais de 100 plantas na Fiorino. Será com 105 plantas que tentaremos mais um bom resultado e nossas chances são boas. Deixamos para trás desta vez algo em torno de 30 plantas, que não couberam nem com todo o esforço.
Só para comparação no ano passado participamos com 30 plantas e fizemos apenas 98 pontos. Uma melhora significativa. Continuem cuidando bem de suas plantas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hadrolaelia dayana tipo e coerulea: qual será a sua?

Em 2010, passamos a presentear os associados da ORQUIPIRA, no mês de seu aniversário, com uma muda  de orquídea. Optamos sempre por espécies, para incentivar a preservação da natureza.
Para 2011 as espécies escolhidas foram a Hoffmannseggella flavasulina (ex Laelia), planta rupícola do cerrado de Minas Gerais e a Hadrolaelia dayana tipo(ex Laelia) originária da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro.
As mudas de Hadrolaelia dayana já estão florescendo e no lote já encontramos a primeira variedade. Trata-se da Hadrolaelia dayana coerulea, que pode ser vista ao lado de sua irmã, uma planta tipo. Agora cabe a cada um dos presenteados aguardar a sua floração e torcer para que a sua preferência seja atendida: tipo ou coerulea. Boa sorte
*Obs: estas plantas também são do Orquidário Colibri!!!!!!!Será sempre sorte?????

segunda-feira, 21 de março de 2011

Curso avançado de cultivo de orquídeas

Terá início nesta quarta-feira, 23/03/11, o CURSO AVANÇADO DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS. As aulas serão ministradas no anfiteatro da Secretaria Municipal de Abastecimento - SEMA, localizado na Rua Santa Cruz, esquina com Av Dr Paulo de Moraes (entrada pelo estacionamento) sempre nas quartas-feiras, às 19h30, durante 4 encontros, conforme calendário abaixo:
-21/03 - Definição de orquídea e sua anatomia básica, habitat, conceito de espécie e híbrido, nomenclatura botânica, definição de planta tipo e variedades.
-06/04 - Luminosidade, temperatura, umidade, tipos de adubo e adubação, replante, substratos, tipos de vaso e formas de cultivo.
-27/04 - Aula prática de replante: cada aluno irá replantar um ou mais vasos, com auxilio de monitores.
-11/05 - Pragas e doenças das orquídeas: noções de diagnóstico e tratamento.
Lembramos que o curso é gratuito e que não é necessário realizar inscrições prévias. No caso de dúvidas entre em contato pelo blog ou pelo e-mail:

sexta-feira, 18 de março de 2011

Resultado preliminar de São José do Rio Preto

Acaba de ser escolhido o pódio na Exposição Nacional de Orquídeas de São José do rio Preto. Piracicaba conquistou 3 prêmios:
-1º lugar Botânica: Epidendrum peperomia - Fernando e Ana Olitta
-3º lugar botânica: Octomeria grandiflora - Fernando e Ana Olitta
-2º lugar Exótica: Dendrobium bracteosum v. albo - Robinson Viegas
Ainda é necessário aguardar a conferência dos pontos, mas totalizamos algo próximo de 450 pontos.
Parabéns ORQUIPIRA! Agora é aguardar o resultado oficial no site da CAOB.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Expo São José do Rio Preto

Aos amigos curiosos de plantão, que perderiam sua noite de sono sem as notícias preliminares da Exposição de São José do Rio Preto, eu aviso que as emoções serão fortes neste final de semana. Acabo de falar com o Umberto, que junto com o Jair e o João Cerignoni, cumprem a árdua tarefa de colocar 117 plantas na Fiorino. Será que vai caber tudo? Pode ser que alguma planta fique fora do passeio, mas com certeza devemos ter um bom desempenho na exposição. Aguardem as cenas dos próximos capítulos!!!!

Curso básico de cultivo de orquídeas

Neste sábado, 19/03/11, às 10h00, no prédio da SEMA, situado na Av Dr Paulo de Moraes, em frente ao varejão da Paulista, será ministrado o curso básico de cultivo de orquídeas.
O curso é gratuito, terá duração de aproximadamente 1h30 e não é necessário realizar inscrição prévia. 
Temas abordados: reconhecendo uma orquídea, noções de habitat, técnicas de replante, substratos, luminosidade adequada, adubação e irrigação. Traga suas dúvidas que teremos o maior prazer em ajudá-lo.
Até sábado.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Encantos e desencantos da orquidofilia: Cattleya dormaniana semi-alba

Há pouco tempo falamos de uma nova variedade de Cattleya dormaniana que floriu no meu orquidário. Tratava-se de uma variedade coerulescens, produto de uma sementeira do orquidário Colibri. Na época uma outra planta do mesmo lote estava com seu botão ainda pequeno, mas totalmente verde e fiquei na expectativa do que iria abrir. Para encanto deste orquidófilo, agora fui contemplado com uma Cattleya dormaniana semi-alba. Planta ainda pequena, vegetando com dificuldade e necessitando de cuidados mais intensos, mas com certeza mais uma rara variedade.
Para aqueles que acreditam em sorte, poderíamos dizer que trata-se de sorte em dobro, mas eu particularmente acredito em probabilidade e credito todo este esplendoroso resultado a qualidade do trabalho de quem realizou a produção destas mudas. Plantas provenientes de orquidários idôneos, que trabalham com matrizes selecionadas, que realmente possuem os pais dos filhos que estão comercializando, tem grande potencial de produzir algo que nos surpreenda e orgulhe.
Infelizmente a etiqueta aceita tudo. Plantas famosas por não produzirem sementes férteis, como a Cattleya walkeriana "feiticeira",  triplóides, ou qualquer outra raridade, repentinamente aparecem no mercado em inúmeros cruzamentos, com muitas mudas a venda e preço até que reduzido. Será que estas plantas são realmente aquilo marcado em suas etiquetas, ou simplesmente representam um apelo criminoso de venda, de um produto inferior. 
Quantas vezes fomos premiados, após anos de cultivo da nossa pequena muda, com plantas ruins ou até diferentes do gênero esperado. Para nossa surpresa, a explicação vem com frases do tipo:
- Já floriram várias plantas excelentes neste lote! (exceto as 30 que eu tinha em casa!!!!!!)
- Algum funcionário deve ter trocado a etiqueta!!!!
- Espera a floração do ano que vem, que deve melhorar!!! (e a dos próximos 50 anos !!!)
- Era para ser coerulea ( ou semi-alba, alba, puntata, flâmea, etc), mas trata-se de uma sementeira e tem muita variação.
É claro que existe variação. É claro que em uma sementeira esperamos plantas de diferentes padrões. É claro que a herança de cor, forma, tamanho é complexa e de difícil previsão. É claro que erros, troca de etiquetas, muitas vezes ainda no laboratório, podem acontecer. O que não é claro e nem correto é que nós, consumidores finais, assumamos todos os ônus. Quando compramos uma planta, empenhamos no processo sonho, ansiedade, desejo e a frustração do fracasso não é sanada com simples desculpas. Queremos a planta. Queremos a real possibilidade de que naquele lote floresça alguma planta como a propaganda feita.
Precisamos profissionalizar a orquidofilia. Devemos prestigiar aqueles que reconhecidamente tem um trabalho idôneo e pregar o esquecimento para aqueles que vivem da boa fé do público que explora.
Só para exemplificar o desabafo acima, deixo a foto de uma cara Cattleya labiata concolor, comprada por um amigo orquidófilo, adulta mas sem flor (um corte) e que não passa de um híbrido sem nome, que nem ao menos é concolor. Que vergonha.

sábado, 12 de março de 2011

O sertão vai virar mar

Hoje o dia não começou como todos os outros. Apesar de acordar cedo para arrumar o carro e montar nosso stand de vendas no varejão da Paulista, a intensa chuva que caiu incessantemente durante toda a noite, repentinamente fez o pequeno riacho que passa atrás da propriedade em que moro, em um verdadeiro rio, com intensa correnteza e poder destruidor. Um córrego que praticamente não tem água e que passa em um leito com vários metros de desnível para o resto do terreno, repentinamente fez com que os caminhos desaparecessem e que os pequenos lagos parecessem um só. As fotos estão aí para mostrar o que as palavras não podem descrever. 
Felizmente não sofremos grandes perdas, foi mais o susto. Aos que prestaram solidariedade, meu muito obrigado.Aos amigos que não puderam fazer suas compras hoje, minhas desculpas, mas no próximo sábado vamos estar lá com fôlego redobrado.
Obs: a idéia das fotos é criar um registro tipo antes/depois, portanto tudo foi registrado hoje, com intervalo de poucas horas.
A água jorra pela varanda
Surge uma cascata onde antes era caminho
O caminho poucas horas depois
Lagos, quiosques, estrada: tudo tornou-se uma coisa só
Quanta água é preciso para cobrir tudo isso
Esta era a porteira que levaria para a feira da Paulista
Notem a altura das grades que estavam cobertas na foto anterior.
O que agora é um rio;
Logo volta a ser um riacho
Outra visão do "rio"
E o mesmo lugar pouco depois
Enfim o dia termina e nada parece ter acontecido


sexta-feira, 11 de março de 2011

Pódio Batatais

Chegam as primeiras notícias da Expo Batatais. Piracicaba fez 2 pódio:
- Dendrobium cumulatum - Dalton
- Maxillaria ochroleuca - Jair
Vamos aguardar agora a pontuação final. Parabéns aos nossos amigos.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Expo Batatais - a Fiorino está pronta

Retomamos o circuito semanal de exposições e esta semana o encontro é em Batatais. A Fiorino foi montada com 66 plantas (salvo algum retardatário), de 9 associados. Para que possamos avaliar o nosso desempenho, lembro que em 2010 enviamos 49 plantas, também de 9 associados e fizemos 133 pontos. Classificação final: 10º lugar. Acho que este ano será melhor, pois além de mandarmos mais plantas, estas estão selecionadas, pois deixamos várias plantas em Piracicaba (é o nosso velho problema de espaço).

quarta-feira, 9 de março de 2011

Exposições CAOB

Agora é para valer! Passado o carnaval começa o ano no Brasil e na orquidofilia não é muito diferente. Após longa pausa, quebrada apenas pela exposição de Leme em fevereiro, o circuito de exposições da CAOB será retomado na próxima sexta-feira, com a exposição de Batatais. Este ano nossa meta é trabalhar com uma maior regularidade, mantendo uma boa média em todas as exposições, para que no final do ano ultrapassemos a marca de pontos do ano passado. Convoco todos os sócios da ORQUIPIRA a levarem suas melhores plantas floridas, amanhã, quinta-feira, no João Cerignoni, que será nosso representante em Batatais. Preparem os vasos, estaqueiem as plantas e deixem tudo em ordem para que possamos fazer um belo papel este final de semana. Acompanhem pelo blog, pois estarei sempre em contato com nossos representantes em viagens, para antecipar as notícias. Lembrem-se que agora teremos exposições todo final de semana e podemos poupar as plantas que ainda não atingiram o máximo desta floração para a próxima semana.Até breve.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Melhor planta da noite e palestra de irrigação - reunião de 01/03/11

Na última terça-feita, recebemos o engenheiro agrônomo Leandro Fellet Lourenço, da empresa Vérdia,, especializada em tecnologia para áreas verdes, atuando no segmento de irrigação, nutrição e proteção vegetal.Há oito anos no ,mercado e há dois em Piracicaba, a empresa possui além de experiência em orquidários amadores e profissionais, projetos em paisagismo, produção agrícola em geral, gramados, etc.
Durante a palestra, o agrônomo confessou-se surpreso, pois ao contrário da voz corrente de que em Piracicaba só temos cana, nossa diversidade de produção é muito maior e o campo de trabalho relacionado a irrigação em projetos de paisagismo também é bastante amplo.
Durante aproximadamente 1h30, discorreu sobre os tipos de irrigação, variedade de materiais e tecnologias, benefícios e fertirrigação. Os presentes aproveitaram para sanar suas dúvidas e tenho certeza que muitos agora perceberam ser completamente viável e muito vantajoso a instalação de pequenos projetos de irrigação em nossos orquidários.
Para os interessados o contato com a Vérdia pode ser feito pelo telefone(19) 3041-0011 ou diretamente na Rua João Miguel Japur nº 36.
Será marcado para breve um novo encontro com o Leandro para falarmos especificamente de fertirrigação. Aguardem.
Na continuidade da noite, além das atividades rotineiras da associação, foi eleita a melhor planta ali presente.
O ganhador foi novamente o Fernando olitta, com um belo exemplar de Trichoglottis brachiata.
Planta originária das Filipinas, em altitudes que vão do nível do mar até aproximadamente 300 m, era antigamente considerada uma variedade da Trichoglottis philippinensis, mas hoje é classificada como uma espécie a parte. Antigamente também era denominada Trichoglottis atropurpurea. Com encantadoras flores perfumadas de aproximadamente 6 cm de diâmetro e coloração vermelho intenso, é muito fácil de ser reconhecida. Tem crescimento monopodial vigoroso, com comportamento epífita no seu habitat e de fácil crecimento quando em cultivo.
Vejam a foto da planta campeã da noite:
*Obs: por algum mistério que desconheço, as fotos da planta inteira, feitas com a máquina na vertical e não na horizontal, sempre que colocadas no blog voltam a posição original, independente do programa que usei para manipular a imagem???? Acreditem que a planta toda tinha mais ou menos 1 metro e inúmeras flores. Desculpem

quarta-feira, 2 de março de 2011

Orquídeas pré-históricas 2

Lembram-se da Meliorchis caribea
Conversando com o Dalton fiquei sabendo de alguns detalhes do trabalho realizado na época da descoberta e consegui algumas fotos daquela que seria atualmente a espécie mais parecida com a Meliorchis. Olhando bem, realmente o aspecto da Microchilus arietinus é bem pré-histórico! Confiram:
Microchilus arietinus - foto: Dalton Holland Baptista
Microchilus arietinus - foto: Dalton Holland Baptista
Microchilus arietinus - foto: Dalton Holland Baptista
Microchilus arietinus - foto: Dalton Holland Baptista

terça-feira, 1 de março de 2011

Palestra sobre irrigação


Hoje, 01/03/11, na biblioteca municipal de Piracicaba, as 19h30 será ministrado palestra sobre irrigação pelo engenheiro agrônomo Leandro Fellet Lourenço, da empresa Vérdia, especializada em irrigação, proteção e nutrição vegetal. O evento terá entrada franca e após o mesmo será realizada a reunião  quinzenal da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA.
Aguardamos a presença de todos os associados e demais interessados no assunto.