Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Workshop sobre cultivo de orquídeas

Há alguns meses, preparamos em parceria com o Grande Hotel Escola SENAC de Águas de São Pedro, uma atividade para os hóspedes, com a instalação de uma pequena mostra de orquídeas, um workshop, com aula prática de replante e noções de cultivo, além da instalação de orquídeas, na grande área verde pertencente ao hotel. Realizamos o evento em dois finais de semana, com a instalação de 2 exposição, nos dias 10 e 17 de janeiro e duração de 3 dias para cada evento. As palestras aconteceram nos dias 11 e 18 de janeiro, com a participação de aproximadamente 40 hóspedes.
A exposição foi organizada no jardim de inverno do hotel, que além de apresentar ótima luminosidade, beleza incomparável, com paisagismo e até um lago de carpas, contava com vários umidificadores de ambiente, criando um grande conforto para as plantas e hóspedes. 







Criamos para o workshop, um kit para replante, fornecido a todos os participantes como cortesia do hotel, composto por todos os suprimentos necessários e  uma planta adulta. Muitas mudas já com espatas apresentando botões.
O Kit continha: vaso, tripé, argila expandida para dreno, o imbatível substrato elaborado pela nossa Associação,, o ORQUIPIRAMIX, um arame para tutoramento, uma dose do adubo orgânico AOSP e um par de luvas (um mimo extra).







A eficiente equipe do Hotel, transportou todas as plantas para o salão onde realizamos o workshop, para que pudéssemos discutir um pouco sobre as características individuais das espécies e seu cultivo. Logo após o término da aula, a exposição foi montada novamente no jardim de inverno ( mais eficiente que equipe de fórmula 1).


No dia 18 de janeiro, repetimos todo o processo e são estas as imagens do novo final de semana e das plantas expostas e do grupo de alunos.










A certeza do futuro das orquídeas e da orquidofilia: as crianças e  as experiências ecológicas.











4 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de retornar de aguas de Sao Pedro ; onde fui buscar as plantas e a Raquel ;responsavel pelo lazer do Grande Hotel ; solicitou novamente nossa presença em pelo menos um dia do periodo de carnaval....È lógico que eu estou dentro !!!!!!!!Bete

Anônimo disse...

muito interessante esta participação da associação.parabéns e que continúe e que apareça mais casos semelhantes.

Anônimo disse...

Eu ajudei fazer os kits.

Anônimo disse...

esta reportagem saiu caprichada.muito bem