Conforme informei há alguns dias, em 22 de março, foi inaugurado o vandário do Instituto Inhotim. Ontem, o Jornal Hoje da Rede Globo, apresentou uma matéria gravada no local. Vale a pena assistir. Acesse o link:
Bem vindos
O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.
Saudações orquidófilas
Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA
quarta-feira, 26 de março de 2014
terça-feira, 25 de março de 2014
Curiosidades sobre orquídeas híbridas
Consultando o site da American Orchid Society, achei muito interessante alguns dados sobre a "criação" de orquídeas híbridas no mundo e divido os dados com voces:
- Existem atualmente cerca de 154.660 híbridos registrados e este número cresce diariamente.
- Anualmente a International Orchid Register acrescenta 3.000 a 4.000 novos híbridos.
- São aproximadamente 2.349 nomes de gêneros híbridos (nem todos em utilização).
- São aproximadamente 5.600 espécies envolvidas na produção de híbridos.
- Os gêneros com mais híbridos registrados são: Phalaenopsis - 31.382
Paphiopedilum - 23.871
Cymbidium - 14.688
Dendrobium - 11.910
Nota do autor - e depois querem tentar "batizar" plantas híbridas compradas sem nome! Como se fosse fácil!
- Existem atualmente cerca de 154.660 híbridos registrados e este número cresce diariamente.
- Anualmente a International Orchid Register acrescenta 3.000 a 4.000 novos híbridos.
- São aproximadamente 2.349 nomes de gêneros híbridos (nem todos em utilização).
- São aproximadamente 5.600 espécies envolvidas na produção de híbridos.
- Os gêneros com mais híbridos registrados são: Phalaenopsis - 31.382
Paphiopedilum - 23.871
Cymbidium - 14.688
Dendrobium - 11.910
Nota do autor - e depois querem tentar "batizar" plantas híbridas compradas sem nome! Como se fosse fácil!
sexta-feira, 21 de março de 2014
Mais uma página criada em nosso blog
Adicionei hoje uma nova página ao blog - SITES PARA CONSULTAS. Nesta página voce encontrará links para importantes e úteis sites de consulta. São ferramentas fundamentais para quem pretende manter-se bem informado. Passeie sem medo por este universo. espero que aproveitem!
quinta-feira, 20 de março de 2014
Instituto Inhotim inaugurará vandário
O Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, distante 60 Km de Belo Horizonte / MG, é considerado o maior acervo de arte contemporânea ao ar livre da América Latina. Inaugurado em 2006,com uma área de mais de 20 Km², possui inúmeras galerias, projetadas em conjunto com os artistas, autores das obras lá expostas, além de dezenas de peças ao ar livre. Possui mata nativa e um importante jardim botânico, com ações de resgate de plantas em áreas de desmatamento ou sujeitas a injúrias. Possui vasta coleção de palmeiras, merecendo até matéria recente no programa globo rural, com resgate e transporte de muitas plantas adultas em risco.
O instituto surgiu em 2004, para abrigar a coleção do empresário do ramo siderúrgico Bernardo Paz, ex-marido da artista plástica Adriana Varejão e proprietário da Itaminas. Em 1998 ele resolveu vender sua coleção de peças modernistas e iniciar a de obras contemporâneas, sendo a primeira peça adquirida do artista Tunga.
O instituto iniciou o ano passado o projeto "jardim botânico temático", com a inauguração do jardim de pedras, inspirado nas paisagens desérticas do México. O vandário constitui o segundo espaço do projeto e será inaugurado no dia 22 de março, com a presença da renomada orquidófila Delfina de Araújo, que falará sobre as características deste excepcional grupo de orquídeas, com início previsto para as 14h.
O instituto pretende inaugurar este ano, um jardim amazônico e outro reproduzindo a vegetação de canga (afloramento de rochas ferruginosas), habitat das nossas ex Laelia rupícolas.
Obra : Deleite Artista: Tunga Ano: 1999 |
quarta-feira, 19 de março de 2014
CAOB entrega o Troféu Saci aos melhores do ano
Depois de longa espera, finalmente a CAOB realizou a entrega dos troféus aos melhores do ano de 2013, durante a Exposição Nacional de Pirajuí, no dia 16 de março de 2014. Piracicaba conquistou os 3 primeiros lugares, nas 3 categorias que foram disputadas, mais um terceiro lugar na categoria individual. A CAOB,não sei por que motivo, confeccionou troféus sem a menção ao lugar conquistado, cunhando ainda o termo Honra ao Mérito nos mesmos, o que deixa uma sensação de que este é um prêmio de consolação para quem participou e não ganhou. Piracicaba participou de 45 exposições, com 4070 plantas, fazendo juz portanto a um troféu plástico, de gosto pelo menos duvidoso, que não menciona ao menos o fato de sermos primeiros colocados. Qual o custo de viajar para 44 cidades? Quanto valem nossas 4970 plantas, muitas vezes submetidas a situações críticas de calor, umidade, luz? Uma entidade que arrecadou durante o ano de 2013, R$ 193.123,81, dinheiro este em sua esmagadora maioria, proveniente dos esforços dos membros afiliados, ou seja nós mesmos. parece tripudiar ou ao menos menosprezar os esforços empreendidos na conquista dos prêmios. Ressalto que o superávit do período foi de R$ 21.628,24 !
Para constar nos anais, esta é a nossa classificação:
- Associação Orquidófila Piracicabana - 1º lugar
- Rodrigo Tsuji - 1º lugar calouro
- Ademar Dantas Teixeira - 1º lugar individual
- Robinson Viegas dos Reis - 3º lugar individual.
Admirem os troféus e não se assustem, pois não estamos em uma história de Monteiro Lobato (quem sabe em 2014, os premiados recebam o troféu CUCA de Ouro).
ORQUIPIRA visita 90ª Exposição de Orquídeas da AOSP
Como todos nós habitualmente fazemos no início do ano, também a ORQUIPIRA listou suas resoluções de ano novo e uma delas é a de aumentar nossas atividades sócio-culturais. Iniciamos as atividades com uma visita á Exposição da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), no bairro da Liberdade. Fretamos um ônibus, reunimos 43 pessoas entre sócios da ORQUIPIRA e amigos apaixonados por orquídeas e fomos para São Paulo. No caminho, uma grata surpresa, pois no posto Graal 56, na Rodovia dos Bandeirantes, acontecia um encontro de colecionadores de fuscas (existiam outros carros como kombis e brasílias, mas todos da Volkswagen).
A exposição, como sempre, estava maravilhosa, com uma infinidade de plantas de altíssima qualidade e cultivo perfeito. Vimos plantas que dificilmente seriam levadas para outra cidade, pelo porte, raridade e mesmo dificuldade de transporte. As fotos abaixo infelizmente são uma pequena amostra deste indescritível espetáculo, não representando a magnitude do evento. Só quem lá esteve pode saber do que digo.
Phalaenopsis violacea v. alba |
Phalaenopsis violacea v. sumatrana "Shirlei" |
Phalaenopsis violacea v. sumatrana "Shirlei" |
Acianthera sonderana |
Aerangis luteoalba - impressionante conjunto de plantas, de uma espécie de difícil cultivo, florescendo todas simultaneamente |
A rara Cattleya pumila v. alba |
A ainda mais rara Cattleya pumila semi-alba flâmea "Imperatriz" - nem vou comentar o tamanho do vaso!!!! Inveja!!!!! |
Como na AOSP tudo pode acontecer, outro vaso da C. pumila "Imperatriz". Quem disse que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar! |
Paphiopedilum helenae - planta de pequeno porte com flores excepcionais. Notem a proporção com a etiqueta, que mede 8 cm de altura. |
Trichoglottis philipinensis - melhor espécie estrangeira não americana |
Vanda Pompimol X Vanda Kasen"s "Blue Black" - melhor híbrido da exposição |
Cattleya labiata v. coerulea - melhor planta da exposição |
O troféu conferido a melhor planta da exposição |
Dendrobium pseudolamellatum |
Assinar:
Postagens (Atom)