O Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, distante 60 Km de Belo Horizonte / MG, é considerado o maior acervo de arte contemporânea ao ar livre da América Latina. Inaugurado em 2006,com uma área de mais de 20 Km², possui inúmeras galerias, projetadas em conjunto com os artistas, autores das obras lá expostas, além de dezenas de peças ao ar livre. Possui mata nativa e um importante jardim botânico, com ações de resgate de plantas em áreas de desmatamento ou sujeitas a injúrias. Possui vasta coleção de palmeiras, merecendo até matéria recente no programa globo rural, com resgate e transporte de muitas plantas adultas em risco.
O instituto surgiu em 2004, para abrigar a coleção do empresário do ramo siderúrgico Bernardo Paz, ex-marido da artista plástica Adriana Varejão e proprietário da Itaminas. Em 1998 ele resolveu vender sua coleção de peças modernistas e iniciar a de obras contemporâneas, sendo a primeira peça adquirida do artista Tunga.
O instituto iniciou o ano passado o projeto "jardim botânico temático", com a inauguração do jardim de pedras, inspirado nas paisagens desérticas do México. O vandário constitui o segundo espaço do projeto e será inaugurado no dia 22 de março, com a presença da renomada orquidófila Delfina de Araújo, que falará sobre as características deste excepcional grupo de orquídeas, com início previsto para as 14h.
O instituto pretende inaugurar este ano, um jardim amazônico e outro reproduzindo a vegetação de canga (afloramento de rochas ferruginosas), habitat das nossas ex Laelia rupícolas.
Obra : Deleite Artista: Tunga Ano: 1999 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário