Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Um pouco de botânica - Parte 2...

Uma mentira, repetida muitas vezes, pode parecer verdade. Alguém vendeu uma planta para várias pessoas com o nome errado e agora esta planta repete frequentes pódios nas exposições da CAOB. Já discuti e postei as fotos deste assunto anteriormente (acesse o link: nada muda na CAOB).
Trata-se de um Dendrobium sem nome, julgado e premiado como Dendrobium undulatum nas exposições de Catanduva e Presidente Venceslau e agora premiado em São Joaquim da Barra como Dendrobium discolor. São 3 plantas de 3 expositores diferentes! Realmente o nome válido para Dendrobium undulatum é Dendrobium discolor, mas infelizmente ele não guarda nenhuma semelhança com as 3 plantas premiadas. Corrigiram o nome, mas da planta errada. Se os juízes, coordenadores, orquidófilos, ou quem quer que participe destas exposições, estivesse atento aos fatos, isto já estaria resolvido. A CAOB ao invés de reclamar das críticas que faço, deveria cumprir seu papel e tentar identificar o vendedor através dos orquidófilos premiados e corrigir este erro, afinal de contas todo orquidário profissional deve ser associado à coordenadoria para poder vender plantas em suas exposições. As fotos de plantas premiadas, postadas no site da CAOB, só se justificam se servirem de referência e não como um amontoado de erros e incoerências.

Dendrobium sem nome, premiado pela CAOB
Dendrobium discolor - o verdadeiro (fonte: www.orchidspecies.com)

Nenhum comentário: