Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 12 de junho de 2014

.O que acontece com a CAOB - Parte final...

Cansei de "encher a bola" da CAOB! Não adianta falar, nada muda! Quem gosta de brincar de jogo dos sete erros, pode continuar acompanhando o site da CAOB, pois tenho certeza que não faltará diversão. Listo apenas alguns detalhes dos últimos dias, justificando minha desilusão.
Em Porto Feliz-SP. premiaram pela 4ª vez uma planta sem nome, batizada erroneamente de Dendrobium discolor. Já postei recentemente 2 textos falando dos erros anteriores, quando premiaram a mesma planta. Para quê?
Planta sem nome premiada como Dendrobium discolor

Verdadeiro Dendrobium discolor
Existe uma lista de juízes credenciados pela CAOB, mas neste final de semana, várias categorias de diversas exposições foram julgadas por pessoas não autorizadas. Entendo que eram 5 exposições no mesmo final de semana, mas se não tem pernas, não faça. Procurem nas listas de juízes autorizados e os que fizeram o julgamento e tirem suas conclusões. Em Porto Feliz a espécie sazonal, categoria IX, foi dedicada a Cattleya Dolosa. Mesmo sendo um híbrido natural, as plantas de exposição, como a Cattleya Kenny, premiada em segundo lugar, são de laboratório. Assim sendo, logo teremos como espécies sazonais, BLC George King, BLC Toshie Aoki, etc. Que orgulho!. Vale ainda ressaltar, que espécie sazonal é dedicada àquela muito presente no evento, portanto esperamos ter os 3 pódios. Em Porto Feliz foram apenas 2, o que parece significar que não eram tantas Dolosas no evento (ambas do mesmo colecionador...).
Em Piracanjuba-GO, foram premiadas 3 Octomerias. O primeiro lugar foi dedicado a uma Octomeria obovata? Não existe nenhuma descrição para Octomeria obovata, apenas para Anathallis obovata (Pleurothallis obovata). Anathallis e Octomeria não são e nunca foram a mesma coisa. Para piorar, a foto em questão não é de uma Anathallis obovata, mas aparentemente de uma Octomeria crassifolia, a mesma espécie do 2º e 3º lugares da categoria. Vejam as fotos e tirem suas conclusões.
Planta premiada como Octomeria obovata?

Octomeria crassifolia - 2º lugar

Octomeria crassifolia - 3º lugar
Anathallis obovata - notem o formato totalmente diferente da folha.

 Em Vespasiano, premiou-se um Dendrobium sem nome como Dendrobium helix. Vejam as fotos da planta premiada e de alguns exemplares verdadeiros. Alguma dúvida que são plantas diferentes?
Planta sem nome premiada como Dendrobium helix em Vespasiano

Dendrobium helix - fonte: www. orchidspecies.com
Foto do livro: THE DENDROBIUMS. Autor: Howard P. Wood

Foto do livro: DENDROBIUM AND ITS RELATIVES. Autores: Bill Lavarak, Wayne Harris e Geoff Stocker
Não vou falar dos erros de atenção, como em Vespasiano que as fotos do 2º e 3º lugares da categoria I estão invertidos, algumas plantas erradas, mas que não tenho a prova definitiva (procuro a descrição original), critérios de julgamento, com plantas muito ruins no pódio, etc. Na verdade não falarei de mais nada destes julgamentos. o silêncio não é decorrente da melhora do processo, mas do desgaste de quem fala sem ser ouvido. A partir de agora a página virou.


2 comentários:

Ivone Horn disse...

Também aconteceu uma coisa incrível comigo, minha Vanda estava com 2 hastes uma completamente aberta e outra fechada recebendo nota 6, na outra semana já com as duas hastes abertas, zerou, relatei à CAOB e não obtive nem resposta.

Robinson disse...

Ivone
Voce tocou no ponto crucial, que motivou todas estas críticas à CAOB: a falta de resposta às nossas questões. Parece que a CAOB esquece que ela só existe por nossa causa. As associações são as responsáveis pela manutenção (sustento) da CAOB e é para nós que ela trabalha. Infelizmente, como sempre neste país, os candidatos fazem todas as promessas possíveis para serem eleitos e depois viram as costas aos seus eleitores. Um dia isto há de mudar"