Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Calar mas não consentir

Eu disse há poucos dias, que não falaria mais da entidade que representa as Associações Orquidófilas e pretendo cumprir minha promessa. O que não posso admitir, é calar e não informar os interessados em saber um pouco mais, das verdades dos fatos, já que a referida entidade, não pode servir como fonte de dados (infelizmente).
Parece que nem mesmo os coordenadores, juízes, diretores, conselheiros, associados estão interessados nos dados da própria entidade, quando na verdade deveria ser obrigatório que todos conhecessem o conteúdo de suas páginas na internet, evitando casos ridículos como o das duas últimas semanas. Em Assis, um Epidendrum híbrido, sem nome, já exposto em outras exposições,como nas fotos apresentadas abaixo, foi premiado como Epidendrum denticulatum e na semana seguinte, foi premiada outra planta do mesmo clone, com o nome de Epidendrum ibaguense. Com tantas plantas em uma exposição, porque a insistência de premiar sempre plantas sem nome e com diferentes nomes inventados? Nem para manter o mesmo nome! Como estão sendo avaliadas estas plantas, sem fiscalização de nenhum responsável pelo processo?
A postagem que faço não é para falar da entidade, só para transmitir a quem interessar possa, o que é um Epidendrum denticulatum, um Epidendrum ibaguense e um Epidendrum híbrido...Dá para confundir?
Epidendrum denticulatum. Foto do site: www.orchidspecies.com
Epidendrum denticulatum. Foto do site: www.orchidstudium.com
Epidendrum ibaguense. Foto do site: www.orchidstudium.com
Epidendrum ibaguense. Foto do site: www.orchidspecies.com

Epidendrum ibaguense exposto em Rio Claro 2008

Desenho original do Epidendrum ibaguense, feito pelo Padre Pedro Ortiz, arquivado no  herbário da Universidade Javeriana, Bogotá, Colômbia.

Abaixo, planta híbrida, premiada como Epidendrum denticulatum em Assis 2014?

Abaixo, uma irmã da planta híbrida acima, premiada como Epidendrum ibaguense em Sacramento 2014?

Vejam outras aparições deste híbrido SEM nome na internet:
XII Expo de Juiz de Fora - agosto de  2012
Expo Itaipava Garden - Petrópolis/RJ
Foto feita no Singapore Botanic Gardens, por Oscar Augusto Risch

Um comentário:

Anônimo disse...

Os erros não param por aí; parece que as regras existem para serem descumpridas.
Segundo o Regulamento de Julgamento 2014 da CAOB é PROIBIDO premiar duas plantas da mesma espécie nas categorias de 4 a 6, mas por exemplo em Lagoa Santa/MG premiaram 2 Enc patens na categoria 5 e 2 Dendrochilum wenzellii na categoria 6""". Em Sacramento premiaram um Epidendrum criniferum como raridade e 3 semanas depois premiaram a mesma planta (mesmo dono) como Epidendrum crinitum, nome obviamente errado, pois esta espécie não existe.
O tempo passa e tudo continua igual...