Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Momento Cultural II - Sumaré

O gênero Cyrtopodium, criado por Robert Brown em 1813 é composto por aproximadamente 32 espécies, de hábito geralmente terrestre ou rupícola e com menor frequência epífita, encontradas em toda a América tropical e subtropical principalmente no Brasil.O Cyrtopodium andersonii (Andrews) R. Br. 1813 é a espécie típo do gênero.
Ao Cyrtopodium são atribuídos poderes medicinais, sendo utilizado como cicatrizante, antisséptico e antiinflamatório. Muito utilizado em abscessos e coleções purulentas sendo eficaz na drenagem dos mesmos. Encontramos a venda diversos produtos medicinais com Cyrtopodium em sua formulação.
Creme de Cyrtopodium da Farmácia e Laboratório Homeopático Almeida Prado Ltda
"Auxiliar no tratamento de fístulas, caxumba, flebite, furúnculos e inflamações fechadas"
Custo médio de R$ 15,00

Passiflora - farmácia de manipulação
Abaixo um de seus produtos com Cyrtopodium na composição
CREME ANTI-ACNE: À base de confrei, própolis, calêndula e cyrtopodium tem efeito antiinflamatório, cicatrizante e anti-séptico. Deve ser usado após a loção anti-acne.


O Cyrtopodium é conhecido popularmente por diferentes nomes, dependendo da região onde é encontrado, como: cola de sapateiro, rabo de tatu (aspecto dos bulbos após perda das folhas), bisturi vegetal, bisturi do mato, lanceta milagrosa (todos estes pela capacidade atribuída de drenar coleções purulentas), e talvez os nomes mais difundidos de sumaré do mato, sumaré da praia, sumaré da pedra.
Aspecto dos bulbos sem folhas - "rabo de tatu"

O Cyrtopodium punctatum (L.) Lindley 1833, também conhecido por Cyrtopodium macrobulbum, Cyrtopodium saintlegerianum, Cyrtopodium bracteanum era muito frequente no Estado de São Paulo, com marcante presença próximo a Campinas.

Cyrtopodium punctatum

O Distrito de Paz de Campinas conhecido por Rebouças, em 1944 realizou plebiscito e passou a ser conhecido por Sumaré, graças a abundante presença do Cyrtopodium punctatum na região. Este fato deve-se a existência de outro Município com o nome de Rebouças no Estado do Paraná. Dez anos após o Município de Sumaré emancipou-se.
Vejam quantas curiosidades com apenas um gênero relativamente pequeno. Nossas orquídeas não param de surpreender-nos.

2 comentários:

Adriane disse...

Hehe....Robinson também é cultura!!! realmente não sabia das propriedades medicinais do cyrtopodium somente da historia da cidade de Sumaré, legal!! tenho uma sugestão de tema pra próxima e até acho quem nem todos sabem mas o extrato da baunilha é extraído da cápsula de semente de uma orquídea. Bem...deixo a pesquisa para o Robinson!! bjs a todos e para o Robinson!!
Dri

Robinson disse...

Estive pensando!!!!!!!!!!
Onde será que estes laboratórios tem suas vastas plantações de Cyrtopodium para fabricar cremes, pomadas, etc????
Melhor não perguntar, pois pode ser no Orquidário de Nosso Senhor!!!!!!!!!!