Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

segunda-feira, 14 de março de 2011

Encantos e desencantos da orquidofilia: Cattleya dormaniana semi-alba

Há pouco tempo falamos de uma nova variedade de Cattleya dormaniana que floriu no meu orquidário. Tratava-se de uma variedade coerulescens, produto de uma sementeira do orquidário Colibri. Na época uma outra planta do mesmo lote estava com seu botão ainda pequeno, mas totalmente verde e fiquei na expectativa do que iria abrir. Para encanto deste orquidófilo, agora fui contemplado com uma Cattleya dormaniana semi-alba. Planta ainda pequena, vegetando com dificuldade e necessitando de cuidados mais intensos, mas com certeza mais uma rara variedade.
Para aqueles que acreditam em sorte, poderíamos dizer que trata-se de sorte em dobro, mas eu particularmente acredito em probabilidade e credito todo este esplendoroso resultado a qualidade do trabalho de quem realizou a produção destas mudas. Plantas provenientes de orquidários idôneos, que trabalham com matrizes selecionadas, que realmente possuem os pais dos filhos que estão comercializando, tem grande potencial de produzir algo que nos surpreenda e orgulhe.
Infelizmente a etiqueta aceita tudo. Plantas famosas por não produzirem sementes férteis, como a Cattleya walkeriana "feiticeira",  triplóides, ou qualquer outra raridade, repentinamente aparecem no mercado em inúmeros cruzamentos, com muitas mudas a venda e preço até que reduzido. Será que estas plantas são realmente aquilo marcado em suas etiquetas, ou simplesmente representam um apelo criminoso de venda, de um produto inferior. 
Quantas vezes fomos premiados, após anos de cultivo da nossa pequena muda, com plantas ruins ou até diferentes do gênero esperado. Para nossa surpresa, a explicação vem com frases do tipo:
- Já floriram várias plantas excelentes neste lote! (exceto as 30 que eu tinha em casa!!!!!!)
- Algum funcionário deve ter trocado a etiqueta!!!!
- Espera a floração do ano que vem, que deve melhorar!!! (e a dos próximos 50 anos !!!)
- Era para ser coerulea ( ou semi-alba, alba, puntata, flâmea, etc), mas trata-se de uma sementeira e tem muita variação.
É claro que existe variação. É claro que em uma sementeira esperamos plantas de diferentes padrões. É claro que a herança de cor, forma, tamanho é complexa e de difícil previsão. É claro que erros, troca de etiquetas, muitas vezes ainda no laboratório, podem acontecer. O que não é claro e nem correto é que nós, consumidores finais, assumamos todos os ônus. Quando compramos uma planta, empenhamos no processo sonho, ansiedade, desejo e a frustração do fracasso não é sanada com simples desculpas. Queremos a planta. Queremos a real possibilidade de que naquele lote floresça alguma planta como a propaganda feita.
Precisamos profissionalizar a orquidofilia. Devemos prestigiar aqueles que reconhecidamente tem um trabalho idôneo e pregar o esquecimento para aqueles que vivem da boa fé do público que explora.
Só para exemplificar o desabafo acima, deixo a foto de uma cara Cattleya labiata concolor, comprada por um amigo orquidófilo, adulta mas sem flor (um corte) e que não passa de um híbrido sem nome, que nem ao menos é concolor. Que vergonha.

4 comentários:

Anônimo disse...

saudações orquidófilas
parabéns,pelos 499 pontos ,na expo de UBERABA
sem dúvida a primeiríssima com louvor!!!!!!!!(2011).tenho uma c.dormaniana "ÀUREA",vou levar para a EXPO. de piracanjuba go.(20-05)
att.armando icaro de abreu/uberaba-m.g.

Anônimo disse...

olá Ribinson
Pois é;
Li com grande interesse esse seu post que revela o que muitos orquidófilos sentem ao se decepcionarem com uma aquisição.
Infelizmente até os orquidários mais conceituados cometem os erros que vc descreve.
Recentemente comprei um lote com 25% de "erros" !
E on line podemos encontrar de tudo, olhe isso aqui :
http://www.olaorquideas.com/index.php?main_page=product_info&cPath=2&products_id=19

Anônimo disse...

Caro Robinson,orquídea não é matemática.É claro que quando se trata de orquidários comerciais a postura idonea, correta, pesa muito;sabemos no que investimos(e não só dinheiro, mas esperança e sonhos). Porém, mesmo quando estamos diante de algo promissor feito de forma correta,em muitas vezes não há como se prever o resultado, mesmo que estatisticamente. Pais perfeitos dão a luz a filhos malformados mesmo inexistindo mal formações na família, mesmo tendo o pré-natal perfeito,mesmo sem drogas ou infecções. Você é médico, vê isso em sua prática.Mutações novas acontecem, cromossomos podem não se segregar. E assim a vida evolui. Pelas plantas, raridades, e pelo comentário, desabafo sincero, meus parabens.

Anônimo disse...

Companheiro orquidófilo,meus parabéns pela coragem,embora é claro,por educação(principalmente) e ética,(e disto o ilustre doutor entende muito mais que eu que aqui estou postando um blá,blá blá...)não foi citado o nome do orquidario ou orquidarios alvo do comentário em questão.Pois bem;à muito tempo atrás,(anos 80)certo orquidário do sul,andou vendendo seedlings de Self da cat.gutata "Cetro de Esmeralda".Eu, assim como varios outros colegas aqui do vale do Paraiba (Taubaté)compramos o tal Self...alguns anos depois,adivinhe o que floresceu? Uma cat.intermédia tipo. (tipo ruim ainda por cima)Se foi erro de etiqueta no vidro,no coletivo ou na planta individualmente eu não sei. Só sei que esperei uma "pá" de tempo para ver florir o que eu não pedi.Já comprei clones de nobílior e walkeriana que também não era o que me prometeram e lá se foi na época cr$500,para o lixo...reclamações à parte,comprei clone ainda seedling,esperei quatro anos para ver a encrenca formada...Bem,serve de lição...mas orquidófilo não aprende...A gente exige muito da natureza...por isto orquidários desonestos venderam muito tempo "micos" como a walk.hibrido "Alba Laina","Limrick","Dyamont Bright" e outras...quantas "walkerianas" de petalas que se cruzam filhas de cruzamentos suspeitos....que dizer então das intermédias de pétalas largas e labelos enormes que mais se assemelham a Lodigesii....resultado disto? Intermédias sendo vendidas a míseros cr$5,oo. Mas não nos esqueçamos que o verdadeiro culpado somos nós orquidófilos exigentes demais com a perfeição exagerada para com as orquídeas ...(e com isto,alimentamos a cobiça dos desonestos)como se o jôgo de azar ou sorte da natureza pudesse nos dar tantas matrizes perfeitas para gerarem proles dignas de premiações sem fim nas exposições!