Todos os sábados, os associados da ORQUIPIRA encontra-se no varejão da Paulista, aqui em Piracicaba, onde possuímos um ponto de venda de orquídeas e insumos para cultivo. Além de permitir a confraternização e o aprimoramento dos conhecimentos daqueles que por lá passam, centralizamos no mesmo local, todos os produtos importantes para o cultivo, antes difíceis de serem encontrados na cidade.
Realizamos também, cursos de cultivo, serviços de replante, orientações sobre cuidados com nutrição das orquídeas e controle de pragas e doenças.
Recebo hoje o e-mail de um associado com a foto de sua Haraella retrocalla (Hayata) Kudô 1930, adquirida neste espaço, batizado por nós de "feirinha". Originária de Taiwan, cresce em altitudes de 1000 a 2200 m, em ambientes de temperatura amena e com média insolação. Seu cultivo exige maior umidade, sendo frequente o plantio em cascas de madeira, posteriormente colocados em um vaso com substrato que mantenha boa umidade. Planta pequena ("miniatura"), com flores proporcionalmente grandes (2 cm ) e sequenciais.
Sinônimos: Gastrochilus odoratus (Kudô) J.J.Sm. 1937; Gastrochilus retrocallus (Hayata) Hayata 1917; Gastrochilus retrocallosum Schltr. 1919; Haraella odorata Kudo 1930; Saccolabium odoratum (Kudô) Makino & Nemoto 1931; Saccolabium retrocallum Hayata 1914
Cultivo e foto - Eduardo e Adriana Cava |
Nenhum comentário:
Postar um comentário