Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

sexta-feira, 2 de março de 2012

Notícias Piracicabanas

Finalmente o Engenho Central de Piracicaba é de propriedade do povo!
Fundado em 1881 por Estevão Ribeiro de Souza Rezende, o Barão de Rezende, nas terras da Fazenda São Pedro de sua propriedade, o Engenho Central sempre possuiu papel de destaque na região. Sua criação estava ligada à um projeto do governo que incentivava a construção de engenhos centrais como política pública, sendo uma das premissas a erradicação do trabalho escravo. A necessidade de mão de obra assalariada estímulou a imigração, principalmente de italianos para a região. Em 1899 foi vendido para a Societé Sucrérie Brèsiliennes, transformando-se no mais importante do país.
Desativado em 1974, foi tombado como patrimônio histórico e cultural em 11/08/1989. possui área de 80 mil m² e 12 mil m² de área construída. Durante mais de 20 anos uma enorme dívida, com incontáveis precatórios arrastou-se e o engenho parecia ser terra de ninguém. Finalmente em 23 de fevereiro de 2012, os últimos precatórios foram liquidados e o ENGENHO CENTRAL DE PIRACICABA agora pertence ao povo.  Importante para o cenário cultural da cidade, agora o engenho poderá desenvolver todo o seu potencial. Um presente para todos!


Nenhum comentário: