Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Acabaram as exposições mas não os eventos


     Apesar de já havermos encerrado nossa participação em exposições do circuito CAOB, muitas atividades paralelas continuam a exigir nosso esforço e dedicação. Fruto de anos dedicados a divulgação do nome e das atividades da ORQUIPIRA, muitos convites surgem ao longo do ano para participarmos de eventos da cidade. Nos últimos dias participamos de dois eventos importantes, porém completamente diferentes nos seus objetivos. No dia 23/11/12 realizamos uma pequena mostra orquidófila com o intuito de decorar o foyer do Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Engenho Central que recebeu nesta data o 1º Encontro do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (CODEPAC) e no dia 25/11/12 a 9ª edição do Projeto Meu Verde...Minha Vida.
     O Codepac é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Ação Cultural, criado para promover a política municipal de defesa do patrimônio cultural, nos termos do disposto no Art. 216 da Constituição Federal de 1988, e propor ações para a defesa do patrimônio cultural, histórico, folclórico, artístico, turístico, ambiental, ecológico, arqueológico e arquitetônico do Município de Piracicaba, seja ele móvel, imóvel ou imaterial.O Conselho foi criado em novembro de 1979.  É amparado legalmente pela Lei Complementar nº 253, de 02 de Junho de 2010. Segundo o seu Regimento Interno, possui 18 conselheiros, representantes da sociedade civil e do Poder Público, que se reúnem mensalmente. Hoje temos cerca de 200 tombamentos, entre eles o Bairro Monte Alegre e a Rua do Porto, que apesar de possuírem inúmeros imóveis, contam como um único projeto arquitetônico e são tombados em conjunto.
     Para o encontro realizado, organizamos uma mostra com 29 vasos floridos, reafirmando uma parceria com a Secretaria de Ação Cultural e o teatro Municipal.





     
     Realizado no Parque da Rua do Porto, o Projeto Meu Verde ... Minha Vida reúne várias entidades dos setores público e privado, como a Secretaria da Saúde, Faculdades Anhanguera, Associação Orquidófila Piracicabana, Secretaria de Lazer, Instituto Embeleze, etc. Realizada pelo Projeto Social Turma do Sapo, pelo Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, o evento apresenta diversas atividades durante todo o dia, incluindo música ao vivo, pintura corporal e facial, atividades esportivas, dança, teatro infantil, brinquedos infantis, corte de cabelo, avaliação e orientação da saúde bucal, praça de alimentação e uma pequena exposição de orquídeas com aproximadamente 50 vasos e o comércio de plantas e insumos para cultivo. O foco principal do evento é a educação ambiental, com atenção especial ao publico infantil. 







Nenhum comentário: