Pela primeira vez participaremos da Exposição Nacional de Orquídeas de Dobrada. Ansiosos que estamos para participar de exposições, pois nos últimos 3 meses só estivemos em Leme, tomamos a liberdade de incomodar nossos amigos de Dobrada e comunicá-los do interesse da ORQUIPIRA em participar de sua exposição, mesmo sabendo das dificuldades da entidade para realizar o evento. Para nossa alegria fomos bem entendidos e prontamente a Associação Orquidófila de Dobrada confirmou o convite para a nossa participação. Deixo registrado em público de antemão o convite de Piracicaba para a participação de Dobrada, na nossa exposição de agosto, o que nos deixará muito felizes.
Deixando os confetes de lado, gostaria de discutir uma situação que repetidas vezes enfrentamos e que muito me intriga. Por tratar-se de um evento com espaço limitado e pela nossa presença ser extraordinária e não inicialmente prevista, precisamos limitar o número de vasos enviados para exposição. Já vivenciamos a mesma situação outra vezes, mas sempre nos deparamos com dificuldades inesperadas. Há 15 dias enviamos 197 plantas para Leme e nesta semana poderíamos enviar no máximo 60 vasos. Combinei em reunião com a associação que escolheríamos apenas nossas melhores plantas, tentando totalizar o máximo de pontos possível. Pedi que levassem vasos de sobra, para que pudéssemos realizar uma seleção rigorosa e realmente participar com nosso melhor. Mais uma vez não atingimos a cota estipulada e viajamos com apenas 56 vasos, sem que nenhum houvesse sido descartado. Alguns vasos deveriam sair de Piracicaba já desclassificadas, pois não deveriam pontuar, mas como justificar aos sócios tal fato. Fico pensando porque as pessoas levam tais vasos quando o combinado é levar apenas o melhor!!!! A única resposta possível, é que para elas, isto é o melhor da sua coleção. Precisamos construir um olhar mais técnico dentro de nossas associações. Não podemos confundir plantas que agradam aos olhos do dono com plantas que agradam aos dos juízes. O julgamento é técnico, com pouca ou nenhuma emoção e subjetividade. As planas queridas de nossa coleção, presentes de amigos, com muitas histórias e lembranças devem permanecer em nosso orquidário. Uma exposição reúne plantas com características bem definidas: bom cultivo, boa fitosanidade, boa apresentação, nome correto, número mínimo de flores, forma, etc, etc, etc. Como santo de casa não faz milagres, é primordial o rigor no julgamento, pois só assim as pessoas entenderão estes fatos. Como não mandar uma planta que sabidamente não atinge as exigências técnicas se há poucos dias ela fez 5 pontos. Passamos por invejosos, ignorantes, maldosos, maledicentes Nossos associados precisam entender que queremos sempre acertar e que tudo o que fazemos tem apenas esta finalidade: o crescimento e o reconhecimento de nossa entidade. Não queremos beneficiar um em detrimento de outro, por isso as reuniões são abertas e as discussões presenciadas por todos.
Lamúrias a parte, obrigado a associação de Dobrada pelo carinho. Espero que gostem de nossas plantas e que tenhamos contribuído para engrandecer seu evento. Boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário