Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Para que serve a CAOB - Parte 6?


Foto do site CAOB da Schomburgkia crispa alba, pódio em foz do Iguaçú
Na postagem de ontem, comentei que na Exposição de Foz do Iguaçu, a coordenação havia anotado na planilha de julgamento, postada no site da CAOB, que a Schomburgkia crispa, considerada melhor planta da categotia II, na verdade pertenceria a categoria IV. Até elogiei a atitude de anotar uma errata ao invés de deixar o erro perpetuado como verdade, ou apaga-lo e com isto destruir uma parte da história, mas que neste caso em questão, não havia erro, pois Schomburgkia realmente foi incluída na categoria II e não na IV. Alguém que não identificou-se, marcou nos comentários da referida postagem, que até onde sabe, Schomburgkia é categoria IV no julgamento CAOB e que quem fez a anotação não teria sido a coordenadora. Como a planilha é postada em nome da coordenadora da exposição, seria legalmente necessário, ou pelo menos educado, que quem promovesse uma alteração, deixasse claro o ato e que assinasse pelo feito realizado. Minhas desculpas a coordenadora da exposição, a Sra Cleusa W M Belone por ter citado seu nome indevidamente. Meus pêsames a CAOB, pois só pode ter partido de dentro da coordenadoria esta anotação errada na planilha, meus lamentos pelo autor não identificar-se e minha revolta por hoje já ter sido apagado da planilha de julgamento o erro cometido, manipulando inescrupulosamente os dados do site e deixando a impressão que eu sou louco e não que os nossos líderes estão perdidos em suas ações. Para que não apaguem mais nada e fique o dito pelo não dito, transcrevo ipsis litteris  a introdução do regulamento de julgamento para as categorias CAOB 2013:
 
 
REGULAMENTO DE JULGAMENTO PARA AS CATEGORIAS CAOB 2013
 
Categorias:
 
A partir de 1º de Janeiro de 2013 as categorias de julgamento CAOB passam a ser sete obrigatórias e três opcionais. A seguir seus nomes e alguns dos outros gêneros e espécies mais comuns em cada categoria:
 
 
Categoria I- Cattleyas unifoliadas e Bifoliadas Nacionais, Laelias, Brassavolas, Sophronitis.
 
Categoria II- Cattleyas Uni e bifoliadas Estrangeiras, Laelias Mexicanas, Schomburgkia, Myrmecophilla, Ryncholaelias, Broughtonias.
 
Categoria III- Híbridos das Categorias I e II.
 
Categoria IV- Catasetum, Cymbidium, Stanhopea, Eria, Coelia, Eriopsis, Grobya, Maxillaria, Lycaste e Zygopetalum, Bifrenaria, Chrystensonella, Rudolfiella, Anguloa, Oncidium, Rodriguezia, Chitroglossa, Ionopsis, Miltonia, Aspasia, Centroglossa.
 
Categoria V – Paphios, Sarcoglottis, Pelexia, Prescottia, Eurystyles, Lankesterella, Encyclias, Leptotes, Constantia, Scaphyglottis, Isabelia, Prosthechea, Masdevallia, Dracula, Acianthera, Anathallis, Stelis, Platystele, Pleurothalis, Epidendrum, Barkeria, Calanthe, phragmipedium.
 
Categoria VI – Bulbophyllum, Trias, Sunipia, Coelogyne, Dendrobium, Dockrillia, Flickingeria, Epigeneium, Inobulbon, Dendrochilum.
 
Categoria VII- Espécies Monopodiais (Angraecum, Campylocentrum, Vanda, Phalaenopsis, Aerides, Acampe, Rhynchostylis, Ascocentrum, Ascocenda, etc) e Híbridos Monopodiais.
 
Categoria VIII - Raridade, novidade, curiosidade ou variedade interessante (uma planta)
 
Categoria IX- Sazonais ( Walkeriana, Labiatas,Warnerii, Purpurata, Nobilor, Violácea, etc).
 
Categoria X- Mérito de Cultivo para qualquer planta (uma planta)

Nenhum comentário: