Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 30 de julho de 2013

O que acontece com a CAOB - Parte 9?

Garanto que é com pesar que volto a citar a CAOB neste blog de forma pouco lisonjeira! Em 19/06 e em 21/06 deste ano (há poucos dias), postei um aparente erro  na exposição de Foz do Iguaçu, onde uma Schomburgkia crispa alba constava no pódio na categoria II e existia uma anotação como errata que a mesma deveria estar na categoria IV. Pelos critérios vigentes no regulamento da CAOB, naquela data a Schomburgkia era da categoria II e portanto não havia errata a ser publicada. Como logo no dia seguinte a anotação havia sumido, publiquei no dia 21/06 a transcrição literal das categorias de julgamento da CAOB, para que eles simplesmente não fizessem as mudanças na calada da noite, atendendo a interesses não sei de quem. Pois bem, hoje saiu a  lista de pódios de Bauru e lá está a Schomburgkia na categoria IV.  Surpresa? Nada disso, pois mais uma vez a CAOB adulterou o regulamento por sua conta e risco, sem comunicar ninguém, sem deixar uma observação de quando a mudança foi feita, sem respeitar plantas premiadas na categoria anteriormente e passou Schomburgkia e Myrmecophilla para a categoria IV. Para que? Em Kew, talvez o mais respeitado centro mundial de botânica, toda Schomburgkia foi transferida para Laelia, pelo parentesco que guardam com as plantas Mexicanas, justificando assim sua inclusão na categoria II e não na I de espécies nacionais, apesar de algumas existirem no Brasil. Em que a CAOB baseou-se para retirar as espécies da categoria II? Na própria exposição de Bauru a categoria II ficou vazia. sem plantas premiadas, fato repetido em outros eventos.
Com tanto trabalho a ser feito, com tantos erros a serem corrigidos, a CAOB continua preocupada com detalhes irrisórios. O endereço errado do Globo Rural no site da CAOB, denunciado a vários dias, ainda não foi corrigido, se é que será um dia, apesar do presidente da entidade haver enviado e-mail agradecendo a colaboração e já solicitando a alteração!!!!!!!
Transcrevo agora através do ctrl C - ctrl V (copiar/ colar) a nova divisão das categorias, antes que alguém resolva processar-me por difamação e calúnia! Notem que deixei em destaque (letras maiores, negrito, sublinhado e itálico para não haver dúvida) que este regulamento diz ser válido desde janeiro de 2013 ( como já era quando tinha a categoria VIII para híbridos monopodiais que foi suprimida, quando em junho dizia que Schomburgkia era categoria II e assim por diante). Isto que está sendo feito não é revisão de regras e sim ADULTERAÇÃO, ou seja um CRIME!
PS: Como serão julgados os híbridos da categoria I x IV e II x IV? Já premiamos várias vezes híbridos de schomburgkia com Laelia ou cattleya, mas a categoria III, só julga híbridos entre a  categoria I e II. Se os híbridos das categorias I x IV e II x IV forem julgados na IV,  como para Cymbidium, Lycaste, Zygopetalum, etc, conseguiremos a façanha de ter mais uma categoria para a Cattleya. Agora premiaremos Cattleya na categoria I, II, III, IV, IX (5 categorias em 10, para apenas 1% de todas as orquídeas do planeta). Deveríamos mandar a CAOB discutir justiça e igualdade com o Papa Francisco. Perdemos a oportunidade!

REGULAMENTO DE JULGAMENTO PARA AS CATEGORIAS CAOB 2013

Categorias:

A partir de 1º de Janeiro de 2013 as categorias de julgamento CAOB passam a ser sete obrigatórias e três opcionais. A seguir seus nomes e alguns dos outros gêneros e espécies mais comuns em cada categoria:


Categoria I- Cattleyas unifoliadas e Bifoliadas Nacionais, Laelias, Brassavolas, Sophronitis.

Categoria II- Cattleyas Uni e bifoliadas Estrangeiras, Laelias Mexicanas, Ryncholaelias, Broughtonias.

Categoria III- Híbridos das Categorias I e II.

Categoria IV- CatasetumCymbidium, Stanhopea, Eria, Coelia, Eriopsis, Grobya, Maxillaria, Lycaste,  Zygopetalum, Bifrenaria, Chrystensonella, Rudolfiella, Anguloa, Oncidium, Rodriguezia, Chitroglossa, Ionopsis, Miltonia, Aspasia, Centroglossa, Schomburgkia, Myrmecophilla.

Categoria V – Paphios, Sarcoglottis, Pelexia, Prescottia, Eurystyles, Lankesterella, Encyclias, Leptotes, Constantia, Scaphyglottis, Isabelia, Prosthechea, Masdevallia, Dracula, Acianthera, Anathallis, Stelis, Platystele, Pleurothalis, Epidendrum, Barkeria, Calanthe, phragmipedium.

Categoria VI – Bulbophyllum, Trias, Sunipia, Coelogyne, Dendrobium, Dockrillia, Flickingeria, Epigeneium, Inobulbon, Dendrochilum.

Categoria VII- Espécies Monopodiais (Angraecum, Campylocentrum, Vanda, Phalaenopsis, Aerides, Acampe, Rhynchostylis, Ascocentrum, Ascocenda, etc) e Híbridos Monopodiais.

Categoria VIII - Raridade, novidade, curiosidade ou variedade interessante (uma planta)

Categoria IX- Sazonais ( Walkeriana, Labiatas,Warnerii, Purpurata, Nobilor, Violácea, etc).

Categoria X- Mérito de Cultivo para qualquer planta (uma planta)

Não necessariamente haverá pódio para todas essas categorias.

Nenhum comentário: