Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Nada muda na CAOB

A CAOB não para de surpreender-nos . . . , negativamente, é claro! Apesar da nossa associação não estar participando, com a mesma intensidade dos anos anteriores, das exposições do circuito CAOB, continuo acompanhando com muito interesse e respeito todas as notícias, resultados publicados no site da entidade, ou qualquer fato que chegue ao meu conhecimento. Logo nas primeiras exposições do ano, notei 2 erros crassos, já que duas plantas haviam sido agraciadas com pódio, mesmo tratando-se de plantas sem nomes e que na verdade não poderiam ao menos ser julgadas, pois o fato está em clara oposição ao próprio regulamento da CAOB, como transcrito abaixo (retirado ainda hoje do site CAOB):

"Serão automaticamente desclassificadas e receberão letra, as plantas que apresentarem algum dos seguintes problemas:

De identificação:
  • Identificação incorreta, em qualquer caso.
  • Sendo planta brasileira, apresentar identificação considerada sinônimo constante na lista oficial de nomes aceitos pela CAOB, divulgada no website da coordenadoria...."
Para aqueles que não estão habituados ao julgamento CAOB, vários itens são passíveis de desclassificar uma planta no julgamento, recebendo a mesma por decisão do juiz. uma letra e não uma nota. As letras correspondem ao conceito utilizado para desclassificação da mesma e são:

"Conceitos
A – Forma 
B – Quantidade de Flor
C – Cultivo
D – Estado Floral
E – Fito Sanitário 
F – Apresentação
G – Recém Coletada
H – Sem identificação
I – Nomenclatura incorreta"

Como a identificação de qualquer espécie, animal, vegetal, bacteriana, etc, obrigatoriamente deve ser feita por um binômio, como por exemplo Homo sapiens, Entamoeba coli, Canis lupus, Crotalus durissus, Harpia harpyja ou para nós orquidófilos algo mais comum como Cattleya walkeriana, Dendrobium uniflorum, Bulbophyllum grandiflorum . . ., qualquer planta enviada para exposição com outro tipo de nomenclatura está automaticamente excluída do julgamento e recebe a letra H - sem identificação ou I - identificação incorreta.
Enviei e-mail para a CAOB e fui informado pelo presidente da entidade que as devidas providências seriam tomadas. Realmente, logo após as fotos foram apagadas da galeria de fotos da exposição. Infelizmente, o que foi feito foi apenas uma cortina de fumaça para turvar a visão deste chato que agora escreve, pois na planilha de pódio, acessada pelo mesmo local, ainda encontramos as plantas premiadas, com o nome do proprietário e a cidade de origem. Não manifestei-me antes, pois não queria passar por desagradável e intolerante. As plantas além de perderem a foto na página da CAOB, deveriam perder os pontos e as medalhas e/ou troféus conquistados. Resolvi deixar para lá!
As referidas plantas conquistaram o 2º lugar em Leme e o 2º lugar em Dobrada. Erro detectado, erro corrigido? Ledo engano! Hoje analisando alguns pódios do final de semana (já que eles são publicados com grande atraso, pois passam por análises e avaliações prévias), encontrei alguns erros provando que nada mudou. Em Catanduva e Presidente Venceslau premiaram  plantas com o nome de Dendrobium undulatum, nome considerado sinônimo por Kew Gardens e RHS, sendo o nome válido Dendrobium discolor, planta que não guarda qualquer semelhança com as apresentadas nas exposições. Vejam as fotos e tirem suas conclusões. Entendo que  são mais de 25.000 espécies, mas a CAOB deveria ser referência no assunto. Seus dados, fotos, prêmios, deveriam nortear novos e velhos colecionadores e estudiosos do Brasil ou mesmo do retante do mundo. Temos diretores da entidade, juízes, coordenadores de exposição, colecionadores presentes ao evento, profissionais vendendo plantas na exposição, internet, livro, será tão difícil acertar o nome de uma das no máximo 26 plantas merecedoras de pódio em cada exposição. Para piorar e muito, novamente em Presidente Venceslau a CAOB premiou uma planta sem nome, uma Miltassia, provando que infelizmente não aprendeu com seus erros e que seus coordenadores e juízes, não foram alertados das normas criadas pela própria entidade. Confiram logo se desejarem as informações que deixo, pois rotineiramente a CAOB apaga tudo e eu é que passo por louco.
Se alguém discordar ou mesmo souber explicar  os fatos, estou a disposição. Mandem seus comentários, opiniões e tenham a certeza de que os comentários não serão censurados. Sei que esta postura crítica não é bem aceita por todos, mas acreditem que não o faço para emporcalhar o nome da CAOB ou de seus colaboradores, pois também faço parte deste grupo.  Gostaria apenas de enxergar evolução, seriedade, uma busca pelo certo. 
Planta premiada em 3º lugar categoria VI da Expo Catanduva como Dendrobium undulatum (nome incorreto)
Planta premiada em primeiro lugar, na Expo de Presidente Venceslau, mesmo com a nomenclatura errada de Dendrobium undulatum 
Dendrobium discolor (Nome válido para Dendrobium undulatum). Planta de grande porte, originária da Austrália me Nova Guiné. Possui 3 variedades aceitas: (Dendrobiumdiscolor var. broomfieldii, Dendrobium discolor var. fimbrilabium e Dendrobium discolor var. fuscum) e 2 sub-espécies (Dendrobium discolor susp. discolor e Dendrobium discolor subsp. incurvata)

Dendrobium discolor var. broomfieldii
Miltassia - Expo Presidente Venceslau
Como a própria CAOB divulga em seu site e já repassado por este blog por entender a importância desta atitude:




Um comentário:

Anônimo disse...

Vivemos no Brasil, essa é a nossa realidade, não apenas na CAOB mas em todas as áreas.
Um país sem educação, sem cultura, sem ...
Admire as orquídeas e esqueça a CAOB, fiz isso e não me arrependo.

Abraços.