Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Paraphalaenopsis labukensis Shim, A.L.Lamb & C.L.Chan, Orchid Digest 45: 139 (1981).


O gênero Paraphalaenopsis foi criado pelo botânico inglês Alex Drum Hawkes (A. D. Hawkes), em 1963. Contempla 4 espécies, todas de Bornéo: Paraphalaenopsis denevei, Paraphalaenopsis labukensis, Paraphalaenopsis laycockii e Paraphalaenopsis serpentilingua.
A Paraphalaenopsis labukensis é planta de grande porte, com folhas de até 2 metros, teretes, com hábito pendente. Vegeta bem em condições de cultivo semelhantes às utilizadas para Phalaenopsis, com ambiente de temperatura moderada a quente, ambiente úmido e luz difusa, entre 10.000 e 15.000 lux. Pode ser cultivada em cachepots ou vasos, ou até mesmo presa a pedaços de madeira, necessitando nesses casos de uma rega mais frequente. Apresenta flores de aproximadamente 6 cm. As hastes são eretas e portam  de 5 a 15 flores, que duram aproximadamente 2 semanas. 
Foi descrita em 1981 e em 1982 os próprios autores propuseram a transferência para o gênero Phalaenopsis, sendo que Phalaenopsis labukensis é hoje considerado um sinônimo para a espécie.




Nenhum comentário: