Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Momento Cultural I - Habenaria repens

Todos nós já ouvimos falar em orquídeas epífitas, terrestres e rupícolas. Os mais interessados já ouviram com certeza falar em orquídeas saprófitas, mas acredito que poucos ouviram mencionar orquídeas aquáticas. Cada dia mais surpreendo-me com o poder de adaptação deste nosso objeto de estudos....
O gênero Habenaria é constituído por aproximadamente 600 espécies de orquídeas terrestres, mas a Habenaria repens vegeta preferencialmente em brejos e margens de lagos, tendo comportamento de planta aquática.... Na foto abaixo podemos observá-la vegetando com aguapés, o que comprova seu comportamento aquático. As Habenarias possuem dois períodos distintos, apresentando após sua floração a perda de sua parte vegetativa aparente, mantendo-se apenas por suas raízes tuberosas. Após um período de dormência volta a brotar e florir (nunca jogue fora suas plantas acreditando que estão mortas).É encontrada nos Estados Unidos, México, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, Trinidad Tobago, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Belize, Colômbia, Venezuela, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Paraguai, Argentina.
Habenaria repens
Diversas Habenarias floridas em meio à vegetação aquática

2 comentários:

elizabete_duarte disse...

Que interessante essa espécie de orquidea aquática !! Em que outros habitats inusitados vamos encontrar as orquideas vegetando?? Parabens pela pesquisa,Robinson!!

Anônimo disse...

Eu adoro e tenho a especie; Marcos Ilhabela
12 982003802