Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Momento Cultural IV - Salep




Continuando nossa aventura em descobrir outros usos para as orquídeas, que não o de encantar nosso olhar, encontramos uma bebida consumida principalmente  na Turquia, chamada SALEP e que é preparada com a farinha obtida após a secagem e trituração dos bulbos secos de algumas espécies de orquídeas. A bebida pode ser preparada com água ou leite e a exportação hoje desta farinha é proibida na Turquia pela devastação causada ao meio ambiente, originando assim a demanda por produtos com sabor, aroma e consistência artificiais. Para a produção de 1 kg de farinha são necessárias aproximadamente 1000 plantas.

Sah Salep - Beverage...
Produto pronto para uso

São utilizadas orquídeas do gênero Orchis, principalmente a Orchis mascula. Orchis é um nome originário do grego e que significa testículo, referência clara aos bulbos encontrados em suas raízes. Salep também parece ser originário de termo Turco que significa testículo de raposa. Não preciso nem dizer que a bebida são atribuídos poderes afrodisíacos.

Orchis mascula

Orchis mascula

Com a farinha de Salepo também são produzidos pudins e sorvetes (chamado de Dondurma). A dondurma é um sorvete extremamente espesso e pode ser frito ou tostado com maçarico (brûlée), devido a presença de glucomanano na composiçao da farinha de salepo. 
O glucomanano é um polissacarídeo, uma fibra  solúvel, capaz de absorver 100 vezes o seu volume em água e muito utilizado hoje como suplemento alimentar e produto para tratamento da obesidade (o aumento de volume ao absorver água causaria saciedade), colesterol, obstipação intestinal, acne, diabetes. Não é autorizada sua utilização pelo FDA (órgão Americano que controla liberação de medicamentos).
O glucomanano para venda em grande escala é obtido não de orquídeas, mas de uma planta da família das Aráceas, o Amorphophallus konjac, com 40% da substância na sua composição do seu bulbo.
Bulbo do Amorphophallus konjac

Amorphophallus konjac

Produtos a base de Amorphophallus Konjac

Só como curiosidade deixo imagens de outra espécie de Amorphophallus (como o nome diz algo que lembra a aparência de um falo ou um falo meio disforme), muito maior e mais raro, que foi notícia ao florir no anopassado no Jardim Botânico da Cidade de Rio Branco, México. A flor pode medir 3 metros, 75 Kg e floresce há cada 40 anos. Como todas as espécies de Amorphophallus é extremamente fétida e conhecida por flor cadáver ou cadavérica.

Amorphophallus titanum

Amorphophallus titanum
Finalmente peço PELO AMOR DE DEUS se alguém for para a Turquia traga um pouco de Salep para este pobre orquidófilo que ficou com as lombrigas assanhadas só de saber de uma bebida a base de orquídeas.

4 comentários:

Adriane disse...

Meu amor bendita seja a internet! hahahahahahahahahahahahahahahahaha!!! quanta curiosidade!!!muito legal. bjs dri

Adriane disse...

Ah! também gostaria de provar a bebida....

Cido disse...

Muito interessante...também quero!...

Anônimo disse...

CARACAS!!!!!!!!!!!!!