Recebi a dica do amigo Christian e gostaria de dividi-la com vocês. Foi descrita uma nova espécie de Bulbophyllum que é até o presente momento a única orquídea conhecida que só floresce a noite e por este motivo foi batizado de Bulbophyllum nocturnum.
Em 2008 quando esteve em expedição na ilha de New Britain (parte de Papua Nova Guiné), Ed de Vogel, pesquisador do Jardim Botânico de Leiden, Holanda, coletou o que parecia ser uma nova espécie de Bulbophyllum. Mantida em cultivo no horto de Leiden, curiosamente todas as florações pareciam abortar antes de abrirem e nunca podia-se registrar o aspecto da flor. Finalmente o pesquisador resolveu observar a planta durante uma noite em que seus botões já pareciam prestes a abrir e qual a sua surpresa ao perceber que as flores abriam-se as 22h e fechavam pouco menos de 12h depois.Esta é a primeira orquídea de florescimento exclusivamente noturno de que temos conhecimento, o que lhe valeu o nome. Existem outras plantas de floração fugaz, mas sempre durante o dia, e outras com íntima relação de polinização por insetos noturnos, mas com flores que não morrem ao raiar do dia.
Planta epífita, vegetando entre 240 e 300 metros acima do nível do mar, apresenta rizomas longos de aproximadamente 15 cm e folhas com 6 x 3 cm. As flores apresentam 2,5 cm de diâmetro com sépalas amareladas e diminutas pétalas com projeções filamentares de 8mm de comprimento. O labelo é pequeno e de coloração avermelhada.
Mais uma curiosidade desta incrível família Orchidaceae.
Vejam algumas imagens apresentadas no site do Kew Garden: