Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Exposições de Porto Feliz e São Joaquim da Barra: dividir para somar

Masdevallia floribunda
Esta semana estamos com sede de exposição. A pausa forçada na semana anterior (leia: "uma semana sem participar de exposição"), deixa-nos ansiosos para preparar vasos, escrever etiquetas, saber o total de plantas em flor que enviaremos, como serão os pontos e a nossa classificação. Para nossa sorte poderemos participar das exposições nacionais de orquídeas de Porto Feliz e de São Joaquim da Barra no mesmo final de semana. Assim, ninguém poderá reclamar que mandamos plantas demais ou mesmo que não prestigiamos o evento. Infelizmente a logística não permite que participemos de mais de um evento toda semana. Estaremos enviando para São Joaquim 97 vasos e para Porto Feliz mais 75 vasos. Esperamos bons resultados.

Masdevallia floribunda

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Uma semana sem participar de exposição

Esta semana não estaremos presentes a nenhum dos dois eventos do calendário CAOB: Votorantim e Uberaba. Cansaço, falta de plantas, desinteresse; qual será o motivo de nossa ausência? Infelizmente estaremos fora das exposições por falta de convite. Os espaços são pequenos, os custos altos e a receita ínfima, vários fatores fazem com que a associação bicampeã nacional (2010 e 2011) e franca favorita para o tricampeonato em 2012, não seja convidada para os eventos. Uma pena, pois perdem os visitantes, os colecionadores, os organizadores, ou seja perdemos todos.
Vamos sonhar com dias melhores, de mais recursos e apoio. Deixo uma imagem do "The Flower Dome", local da 20th World Orchid Conference, realizada em novembro de 2011, em Singapura. Será que um dia chegaremos lá?


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Em tempos de Cattleya walkeriana

Estamos no auge da floração da Cattleya walkeriana. Esta admirável planta, que apesar do pequeno porte produz flores grandes e vistosas, de inebriante perfume e com grande variedade de cores e formas, adquiriu nos últimos tempos status de rainha e tornou-se objeto de desejo inatingível a nós plebeus. Boas plantas custam alguns milhares de reais e a rápida evolução na qualidade dos novos clones, fazem de nossa planta perfeita, uma planta comum em muito pouco tempo. A grande quantidade de seedlings produzidos mantém o preço das pequenas mudas mais estável e só desta forma poderemos ser premiados com plantas campeãs. Para não depender apenas da sorte, precisamos adquirir mudas de produtores idôneos, que realmente tenham cruzado o que está anotado na etiqueta e conhecer um pouco da genealogia das plantas para saber seu real potencial como matriz. É muito fácil dizer que cruzou duas plantas maravilhosas e culpar a variabilidade genética quando, anos depois, ao florir pela primeira vez a nossa plantinha, bem cuidada e muito querida, ela apresentar forma, qualidade e cor muito diferentes do esperado para o cruzamento. Vemos com frequência cruzamento a venda, com nome de plantas famosas, mas sabidamente inférteis ou muito pouco férteis. Isto vale para qualquer espécie e não apenas para as nobres walkerianas.
Quando Gardner descreveu a espécie em 1839, batizando-a em homenagem ao seu assistente Edward Walker, com certeza não imaginou o furor que ela causaria no futuro. Hoje temos exposições exclusivas para elas e até mesmo associações de colecionadores no Brasil e no Japão dedicados apenas ao seu estudo.
Para as plantas de forma em desacordo com o modelo de beleza vigente (pobres coitadas vítimas de discriminação), muitas vezes o que nos resta é colocá-las em uma árvore, devolvendo à natureza, parte daquilo que foi usurpado. A da foto foi colocada em meu quintal e duvido que alguém possa chamá-la de feia.
Bom cultivo.



PS: Difícil entender porque as plantas ficam melhores quando abandonadas à própria sorte, do que sob os cuidados de nós orquidófilos. É para pensar!
PS2: para saber mais visite
          http://www.acwbr.com.br/

terça-feira, 22 de maio de 2012

As mazelas de um julgamento

O que transforma uma exposição de orquídeas em um evento grandioso é a quantidade e principalmente a qualidade das plantas apresentadas. Exposição com muitas plantas de alta qualidade, tende a atrair além do público leigo, um bom número de colecionadores, que geralmente movimentam os stands de venda, adquirindo espécies mais raras e consequentemente de maior valor. Como incentivar os colecionadores a mandarem suas melhores plantas para a exposição? Afinal elas podem ser danificadas (e geralmente são), roubadas total ou parcialmente (cortes, políneas), contaminadas por insetos, fungos, vírus, perdidas, esquecidas nas bancadas ou mais comumente nos pódios, que são separados. Precisamos de estímulos. Os prêmios geralmente são simbólicos ou até mesmo decepcionantes. Resta apelar para o ego do colecionador. Criou-se então um campeonato entre as associações e entre os colecionadores, divididos em duas categorias: novatos e veteranos. Existem também 17 categorias avaliadas com primeiro, segundo e terceiro lugares para cada, os chamados pódios.
Esta disputa saudável obriga os colecionadores a melhorarem seu plantel e também a cultivarem melhor suas plantas. Para que disputemos com alguma chance de pódio ou de classificarmo-nos entre os primeiros lugares, precisamos enviar os nossos melhores espécimes, mesmo com todos os riscos citados acima.
Além de todos os entraves descritos, existe um problema aparentemente insolúvel: a qualidade de nossos juízes e do julgamento praticado. Todas as semanas observamos erros grosseiros, mas deixamos tudo para trás em prol da orquidofilia. Uma tentativa de melhorar o julgamento, foi definir regras escritas para cada categoria de julgamento e os quesitos para que as plantas pontuassem. Para que servem regras se não forem lidas? Precisamos de humildade para parar tudo e buscar nas regras o que deve ser avaliado, para perguntar a outros juízes e colecionadores o que sabem desta ou daquela espécie. Ninguém sabe tudo e nunca saberá! São mais de 25.000 espécies e dezenas de milhares de híbridos. Todos os dias recebemos novas importações com plantas nunca vistas em exposições. E lembrem-se que é exatamente isto que queremos ver: as novidades.
Só para exemplificar deixo duas plantas expostas em Lins e que voltaram sem pontos. Uma Lankesterella não pontuada por ter poucas flores, que foi enviada com 7 flores e que necessita segundo as regras de apenas 3 para ser pontuada e um Bulbophyllum fraudulentum que não foi pontuado por estar "fechado", mas que nunca abre mais do que o apresentado nas fotos (é o padrão da espécie). Para piorar, o Bulbophyllum voltou com um broto quebrado. Baixas de guerra!








quinta-feira, 17 de maio de 2012

IX Exposição Nacional de Orquídeas de Lins

Algumas associações são muito tradicionais no circuito e parece que sempre estiveram presentes. Lins é uma delas e causa surpresa saber que esta será apenas sua IX exposição. Pesquisando na internet, encontro a notícia de que a câmara dos vereadores da cidade está apoiando o Grupo de Orquidófilos de Lins e como isto é raro, precisamos divulgar e parabenizar, pois quem sabe assim outras cidades não sigam os bons exemplos. Uma exposição de orquídeas, além de  promover apenas a beleza e a tranquilidade, de ser ecologicamente e politicamente correta, gera grande movimento financeiro na cidade, divulgando aspectos turísticos e culturais locais, não apenas na região, mas também em outros estados e até países. Difícil é entender porque não recebemos apoio irrestrito dos órgãos governamentais!
Estamos rumando para Lins com aproximadamente 165 plantas, um pouco mais que o ano passado, quando fomos vice-campeões, com 132 plantas e 543 pontos, perdendo apenas para os anfitriões
Vamos torcer para que Lins repita o sucesso dos anos anteriores. Boa exposição.
Encontro dos membros do GOL com o presidente da Câmara dos Vereadores, Edgar de Souza (último a direita)

domingo, 13 de maio de 2012

Alguns pódios da Exposição Nacional de Araras 2012

Por motivos desconhecidos, a CAOB não lançou na internet os pódios da Expo Araras , assim como os pontos também não foram somados no acumulado do ano, tanto individual, quanto por associação. Coisas de CAOB. Gostaria de trazer para nossos seguidores o resultado completo da premiação em Araras, mas agora comas 17 categorias, fica muito difícil listar todos os prêmios, sem poder mexer nos vasos, etc. Trago portanto apenas o resultado de Piracicaba  e para não ser extremamente bairrista o 1º lugar em mérito Cultural, com uma Cattleya walkeriana da cidade de Americana. Vejam a foto.

1º lugar categoria terrestre - Phragmipedium Hanne Popow - Fernando e Ana Olitta
2º lugar Espécie Monopodial - Phalaenopsis cornu-cervi v, chataladae - Robinson viegas
3º lugar Categoria Oncidium - Oncidium ornythorhynchum - José B. Tinto e Margarida Lima
3º lugar Epidendrum - Epidendrum amblostomoide - Robinson Viegas
2º lugar CategoriAa Laelia - Laelia anceps v. coerulea - Ademar Dantas teixeira
1º lugar dendrobium - Dendrobium purpureum v. albo - Robinson Viegas
3º lugar Bulbophyllum - Bulb. crassipes - Fernando e Ana Olitta
Parabéns pelo desempenho de Piracicaba e de todas as cidades presentes ao belo evento. Aguardem notícias.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Exposição Nacional de Orquídeas em Araras

Nas últimas semanas, visitamos várias exposições próximas a nossa Piracicaba. Agora é a vez de Araras receber as centenas de plantas que compõe uma exposição nacional. Contribuiremos com 148 plantas para enfeitar o evento ( e angariar muitos pontos também). Em 2011 a exposição contou com 21 cidades e 1021 plantas. Fomos campeões com 162 plantas e  596 ponto,. com Jaú em segundo lugar, participando com 107 plantas, totalizando 350 pontos. Agora é aguardar o resultado e torcer pelo sucesso do evento.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mogi Guaçu e Monte Alto - dividir para somar

Não temos o hábito de participar de 2 exposições na mesma semana. Nossa maior dificuldade é encontrar associados com disponibilidade de tempo para viajar. Tradicionalmente visitamos a exposição de Mogi, mais próxima e portanto passível de voltarmos para Piracicaba, aumentando o leque de candidatos a levar as plantas. Hoje, no apagar das luzes, surgiu a oportunidade de visitarmos também a exposição de Monte Alto. Para Mogi iremos com o transporte habitual, nosso VUC (veículo urbano de carga) transportando pouco mais de 100 plantas e para Monte Alto o João e a Maria Helena irão com seu carro levando aproximadamente 25 plantas.
Lembrem-se de olhar os dois resultados no final de semana pelo site da CAOB.