Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 22 de maio de 2012

As mazelas de um julgamento

O que transforma uma exposição de orquídeas em um evento grandioso é a quantidade e principalmente a qualidade das plantas apresentadas. Exposição com muitas plantas de alta qualidade, tende a atrair além do público leigo, um bom número de colecionadores, que geralmente movimentam os stands de venda, adquirindo espécies mais raras e consequentemente de maior valor. Como incentivar os colecionadores a mandarem suas melhores plantas para a exposição? Afinal elas podem ser danificadas (e geralmente são), roubadas total ou parcialmente (cortes, políneas), contaminadas por insetos, fungos, vírus, perdidas, esquecidas nas bancadas ou mais comumente nos pódios, que são separados. Precisamos de estímulos. Os prêmios geralmente são simbólicos ou até mesmo decepcionantes. Resta apelar para o ego do colecionador. Criou-se então um campeonato entre as associações e entre os colecionadores, divididos em duas categorias: novatos e veteranos. Existem também 17 categorias avaliadas com primeiro, segundo e terceiro lugares para cada, os chamados pódios.
Esta disputa saudável obriga os colecionadores a melhorarem seu plantel e também a cultivarem melhor suas plantas. Para que disputemos com alguma chance de pódio ou de classificarmo-nos entre os primeiros lugares, precisamos enviar os nossos melhores espécimes, mesmo com todos os riscos citados acima.
Além de todos os entraves descritos, existe um problema aparentemente insolúvel: a qualidade de nossos juízes e do julgamento praticado. Todas as semanas observamos erros grosseiros, mas deixamos tudo para trás em prol da orquidofilia. Uma tentativa de melhorar o julgamento, foi definir regras escritas para cada categoria de julgamento e os quesitos para que as plantas pontuassem. Para que servem regras se não forem lidas? Precisamos de humildade para parar tudo e buscar nas regras o que deve ser avaliado, para perguntar a outros juízes e colecionadores o que sabem desta ou daquela espécie. Ninguém sabe tudo e nunca saberá! São mais de 25.000 espécies e dezenas de milhares de híbridos. Todos os dias recebemos novas importações com plantas nunca vistas em exposições. E lembrem-se que é exatamente isto que queremos ver: as novidades.
Só para exemplificar deixo duas plantas expostas em Lins e que voltaram sem pontos. Uma Lankesterella não pontuada por ter poucas flores, que foi enviada com 7 flores e que necessita segundo as regras de apenas 3 para ser pontuada e um Bulbophyllum fraudulentum que não foi pontuado por estar "fechado", mas que nunca abre mais do que o apresentado nas fotos (é o padrão da espécie). Para piorar, o Bulbophyllum voltou com um broto quebrado. Baixas de guerra!








Nenhum comentário: