Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rhyncholaeliocattleya Kathryn Elizabeth Brooker ou BLC Várzea Paulista

Sempre que publico um texto sobre as exposições que participaremos, tento encontrar uma ilustração pertinente e enriquecer o artigo com alguns assuntos paralelos ou curiosidades.Na última publicação sobre a 8ª Orquivárzea, acreditei em alguns textos de 2011 e 2012 sobre o evento que citavam a floração de um cruzamento realizado pela Biorchids em 2005 e que havia florescido em 2011 na 7ª Orquivárzea, sendo batizada de BLC Várzea Paulista e que a mesma seria fruto do cruzamento da BLC Toshie Aoki x BLC George King. Achei interessante e resolvi divulgar a informação! Infelizmente não verifiquei a veracidade dos fatos e como todos podem comprovar nos comentários recebidos na postagem original, este cruzamento entre a Rhyncholaeliocattleya George King (semente) X Rhyncholaeliocattleya Toshie Aoki (pólen) foi registrado por Carter & Holmes em 28/07/2011 com o nome de Rhyncholaeliocattleya Kathryn Elizabeth Brooker, na Roya Horticultural Society, único órgão responsável pelo registro de híbridos. Não existe híbrido registrado com o nome de Rhyncholaeliocattleya (BLC) Várzea Paulista, nem com este cruzamento ou com qualquer outro. Fica difícil entender como alguém divulga e festeja uma informação errada, principalmente tendo certeza de que o fato em questão é incorreto. No site Carter and Holmes Orchids (os autores do cruzamento e registro) existe foto da Rhyncholaeliocattleya Kathryn Elizabeth Brooker e a informação que o clone usado da Rhyncholaeliocattleya George King é o "Southern Cross", que é amarelo, ao contrário do clone "Serendipity" visto frequentemente em nossas exposições que é rosa claro. Não existe referência ao clone de Toshie Aoki usado. Vejam abaixo as imagens dos possíveis pais e o resultado final do cruzamento, nada a ver com a imagem da BLC Várzea Paulista, que infelizmente não existe, sendo apenas um nome usado indevidamente. Vivendo e aprendendo.
Rhyncholaeliocattleya Toshie Aoki "Carmela"

Rhyncholaeliocattleya Toshie Aoki "Pizzas"
Rhyncholaeliocattleya Toshie Aoki "Robin"
Rhyncholaeliocattleya Kathryn Elizabeth Brooker
Rhyncholaeliocattleya George King "Southern Cross"





Um comentário:

Robinson disse...

A Rhyncholaeliocattleya Kathryn Elizabeth Brooker da foto é uma das plantas floridas no Carter and Holmes Orchids e os mesmos informam que o cruzamento gerou descendentes com tons creme a amarelo nas pétalas e sépalas, sempre com o labelo púrpura e muitas com o flameado da Toshie Aoki.