Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 21 de março de 2013

XXIX Exposição Nacional de Franca

 Neste final de semana, a cidade dos calçados, será a terra das orquídeas em flor. Tradicional evento do circuito CAOB, a Exposição Nacional de Franca guarda boas lembranças para a ORQUIPIRA, pois a partir deste evento em 2011, assumimos o primeiro lugar no ranking de entidades e lá estamos até o momento.
Nos dois últimos anos ficamos em primeiro lugar na exposição. Em 2011 enviamos 105 plantas e totalizamos 367 pontos, com média 3,49 e em 2012 foram 150 plantas, com 507 pontos e média 3,38.
Em 2013 serão aproximadamente 120 a 130 plantas, mas o número certo ficará para amanhã, junto com o resultado, pois a confecção da planilha de julgamento atrasou um pouco hoje.
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

O ranking CAOB e Piracicaba

Estava pensando outro dia sobre o tempo que estamos continuamente em primeiro lugar na CAOB e resolvi fazer as contas. O intuito não é causar polêmica ou vangloriar-se de nada, simplesmente registrar o fato. Comumente vemos registros de dias sem acidente de trabalho, período sem chuva, sem derrotas do time (ou sem vitórias), gols marcados na carreira, etc. Acredito portanto que seja pertinente o controle do tempo que lideramos o ranking CAOB.
Em 2011 perdemos para Leme na sua casa e ficamos em segundo lugar. Fomos vice na segunda exposição em Batatais, que confirmou seu favoritismo em casa. Ganhamos em Franca na terceira exposição e na quarta, em Santo André, nosso segundo lugar permitiu que assumíssemos a liderança do ranking em 31 de maio de 2011. Não perdemos mais o primeiro lugar até o final do ano. Em 2012 iniciamos e terminamos em primeiro lugar, pois já ganhamos de Leme em casa. O mesmo aconteceu este ano. Portanto Piracicaba é a líder do ranking CAOB desde 31 de março de 2011, ou seja há 717 dias ou 102 semanas.
Parabéns ORQUIPIRA, o nome disto é trabalho.

sexta-feira, 15 de março de 2013

O erro no ranking de pontos da CAOB

Como neste final de semana haverá a exposição em Pirajuí, corremos o risco de perder o controle dos pontos corretos somados até este momento pelas entidades e seus associados. Apenas para registro deixo abaixo discriminados os pontos corretos, passíveis de consulta por qualquer pessoa, já que estão no site da CAOB e o valor apresentado na página inicial do mesmo site. Não consigo entender de onde aparecem estes pontos! Em conversa telefônica com a CAOB, fui informado que foram realizadas simulações para treinamento dos coordenadores de exposição, que devem lançar na sexta feira os pontos da exposição no sistema e que os mesmos não foram deletados, causando a tal diferença! Então é só apagar. Qual a dificuldade? Passamos uma semana com nossos dados errados, acessíveis a qualquer pessoa e não fomos capazes de arrumar!!!!!  Vergonha!!!!
Na verdade Rio Claro está em segundo lugar das entidades com 866 pontos e não Batatais, a diferença de Piracicaba para o segundo lugar é de 568 pontos e não de apenas 286 pontos  e apesar do Setti permanecer em primeiro lugar individual  o Celso que consta em terceiro lugar na verdade não está entre os 10 primeiros. É significativa ou não a mudança? Ajudem a fiscalizar.
 
 
Expo Leme
Expo Dobrada
Expo Itaguara
Expo Batatais
Total Real
Total Ranking
Piracicaba
703
253
-----
478
1434
1434
Batatais
250
-----
-----
585
835
1148
Luís C. Setti
203
-----
-----
339
542
640
Celso Caminitti          
47
-----
-----
110
157
372

quinta-feira, 14 de março de 2013

Exposição Nacional de Orquídeas de Pirajuí

Depois de vários anos, novamente participaremos da exposição de Pirajuí. Tradicionalmente a exposição era realizada no mês de abril e coincidia com outras que nós já frequentávamos. Com a antecipação para este final de semana, tornou-se viável nossa participação. Só para saber, já são mais de 80 exposições agendadas para 2013, com algumas semanas contando com 3 ou 4 eventos,
Para esta etapa, preparamos 102 vasos. Precisamos aguardar os resultados pois não temos comparação com os anos anteriores.
Obs: quem acompanha o site da CAOB, talvez tenha percebido o erro  no ranking de entidades e expositores. A cidade de Batatais aparece com aproximadamente 300 pontos a mais que o real, devido a uma exposição lançada como teste (participaram de apenas 2 e não 3 como aparece no resultado). Os associados Luiz Carlos Setti e Celso Caminitti também estão com pontos e exposição a mais. Já liguei, conversei com a CAOB, mas não consegui a correção. Dizem que na sexta quando lançarem a nova exposição o erro será corrigido. Assim espero!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Exposição de Batatais

Nem sempre as coisas acontecem dentro do esperado e ontem, a noite foi complicada. Não houve a menor possibilidade de postar os dados da expo de Batatais, mas antes tarde do que nunca, correto?
Em 2012 ficamos em primeiro lugar na exposição, participando com 156 plantas, seguidos de Batatais com 132 plantas e Jaú com 84. Este ano conseguimos 126 plantas e provavelmente não será o bastante para garantir o primeiro lugar, mas perder para Batatais em casa está perdoado.
Para compensar o atraso, deixo algumas fotos de plantas enviadas para Batatais. Vamos aguardar o resultado.
Cycnoches cooperi
Acianthera binotii
Bulbophyllum grandiflorum
 
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Prosthechea sceptra

Procurando na internet, percebi que quase não temos imagens da Prosthechea sceptra e resolvi dividir com vocês a floração da minha planta que está indo para Batatais. Corte de uma planta do Orquidário da Serra, este é um clone de cores bem intensas, Planta originária do Equador, Colômbia e Venezuela, tem hábito epífita e raramente litofítico. Possui bulbos cilíndricos, achatados no sentido dorso-ventral, com 25 a 30 cm de comprimento, portando 2 a 3 folhas, elípticas, acuminadas, com 30 cm de comprimento e 2 cm de largura. A haste floral tem aproximadamente 40 cm com muitas floras não ressupinadas e perfumadas.