Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O nome correto de uma espécie

Não é fácil manter-se atualizado com a frequente mudança de nomes das espécies de orquídeas. Há algum tempo, surgiu uma iniciativa na CAOB de criar uma lista de sinônimos das espécies brasileiras de orquídeas, elaborada pelo Sr Dalton Holland Baptista, passando este a ser o documento oficial por mais ou menos 2 anos, independente de mudanças que pudessem ocorrer. A finalidade principal, era padronizar a terminologia, facilitando os julgamentos, já que precisaríamos conhecer apenas
um nome para cada espécie e não vários sinônimos, muitas vezes nunca pronunciados. Houve uma revolta, pois muitos não aceitavam mudar o nome de sua planta que já conhecia há décadas. Alegou-se que para muitos seria difícil consultar tal lista, mesmo com cada entidade recebendo uma cópia gratuita da mesma e existindo no site da CAOB a consulta on line. Finalmente depois de muita pressão, a diretoria da CAOB e o conselho técnico, resolveram suspender por prazo indeterminado a lista e manter o que sempre havia acontecido, cada um usa o sinônimo que achar melhor.
Ontem na exposição de Santo André, surgiu uma discussão sobre premiar ou não uma planta de excelente cultivo do Sr Fernando Olitta e sua esposa Ana. Os juízes não queriam premiá-la pois esta estava com o nome "errado": Gomesa radicans. Convencidos por outra ala de juízes, trocaram o nome da planta para Ornithophora radicans e conferiram o prêmio de mérito cultural.
Vamos às verdades dos fatos! Sem uma referência é impossível conhecer todos os nomes que se aplicam a uma espécie. O que diremos então de 25.000 espécies! Antes de julgar e criticar é preciso estudar, conhecer e respeitar o conhecimento dos outros.
Gomesa radicans (Rchb.f.) M.W.Chase & N.H.Williams (2009) é o nome aceito pelo Kew Royal Botanic Gardens, o mais respeitado centro de registro de espécies do mundo. São sinônimos: Sigmatostalix radicans Rchb.f. (1864), Ornithophora radicans (Rchb.f.) Garay e Pabst (1951) e Ornithophora quadricolor Barb.Rodr. (1862).
Apenas para entendermos os fatos: a espécie foi descrita inicialmente por Reichenbach como Sigmatostalix radicans em 1864 e transferida para o gênero Ornithophora em 1951 por Garay e Pabst. Em 2009, Chase & Williams,  realizaram estudos de DNA e incorporaram a espécie ao gênero Gomesa, fato atualmente aceito por Kew.  Em 1862 Barbosa Rodrigues descreveu novamente a planta como Ornithophora quadricolor, mas este nome não é aceito por ter acontecido após a descrição de Reichenbach (vale sempre a descrição correta e mais antiga).
Para concluir: PARABÉNS Fernando e Ana Olitta, "Mataram a pau"!
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Kew, o link abaixo abrirá a consulta da "world checklist of selected plant families". Basta você digitar o gênero que ele abrirá a lista de todas as espécies e os sinônimos, ou já digitar o nome da espécie para identificar as informações pertinentes. Vale a pena digitar o gênero, pois o nome precisa estar escrito corretamente e fica mais fácil desta forma. Experimente e se surpreenda. Lembrar apenas que quando digitamos o gênero, a lista só contém nomes deste gênero e precisamos avaliar espécie por espécie para saber se existem sinônimos em outros gêneros (como neste caso).

Nenhum comentário: