Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O que acontece com a CAOB - Parte 2 e 1/2?

Vanda sanderiana (Rchb.f.) Rchb.f. (1882).
Achei que todos os problemas estavam resolvidos quando encontrei um comentário no blog, afirmando que um coordenador da CAOB, havia dito que as categorias de julgamento VII e VIII haviam sido fundidas passando a existir apenas a categoria VII, englobando híbridos e espécies monopodiais. Fiquei surpreso e indignado, pois nunca fui avisado do fato, apesar de ser juiz autorizado CAOB! Infelizmente quem postou o comentário não identificou-se e nem nomeou o coordenador de tal afirmação. Pois bem, para surpresa geral, hoje, 5 dias após o julgamento em Presidente Venceslau, saiu a planilha de pódios e lá estão as categorias VII e VIII, juntas, vivas e para variar, com FALHAS.  O 3º lugar da categoria VIII, híbridos monopodiais, é uma Vanda sanderiana, como todos sabem, uma espécie (ou não sabem?). Se deixou de existir a categoria VIII, os juízes e coordenadores precisam ser imediatamente avisados! Na verdade acho improvável que a categoria VIII tenha sido extinta, pois as espécies monopodiais são muitas e muito variáveis, sendo uma injustiça agrupa-las em uma categoria apenas. Lembremos que Laelias e Cattleyas e seus aparentados, são merecedoras de 2 categorias só pelo fato de nascerem no Brasil ou fora dele (categorias I e II), além de mais uma para os híbridos (categoria III). É muita proteção para um grupo em detrimento de outro! Achismos à parte, acredito que em algumas exposições, não foram encontradas plantas suficientes para compor todas as categorias e que alguém resolveu por conta própria agrupa-las em uma só categoria, independente de ser espécie , híbrido ou de obedecer qualquer critério. Se for assim, o erro é grave, pois registramos inverdades, que serão perpetuadas eternamente  na internet. Basta premiar o que tem e deixar em branco o restante, anotando que não haviam plantas premiáveis nesta categoria.
Ainda em Presidente Venceslau,  a categoria IX, que julga raridade, curiosidade, novidade, premiou uma planta sem nome, portanto não passível de julgamento (letra I - nome incorreto - na planilha CAOB), ou será que alguém já viu uma planta chamar-se Ascofinetia "Minami". O nome não existe, a forma de escrever não existe, pois aspas indica um clone e não o nome de um híbrido. Será Minami o orquidário que vendeu a planta? Seja lá como for está errado e não pode estar no pódio.
Respostas não temos, só as dúvidas. Se alguém puder contribuir com informações, agradecemos todos nós, orquidófilos sérios e interessados. Ficamos no aguardo.

2 comentários:

pc disse...

em vez de melhorar piora?

Anônimo disse...

desce a lenha neles !!!!!!!!!!!