Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O que acontece com a CAOB - Parte 2 e 4/5?

As categorias de julgamento da CAOB já passaram por diversas mudanças. A pouco tempo eram cinco: espécie, híbrido, exótica, botânica e micro. Como era difícil encaixar cada planta nestas categorias, pois temos num mesmo gênero diferentes tamanhos de flores, espécies mais ou menos atrativas, além de muitos outros fatores, em 2011 as categorias foram divididas, premiando uma melhor distribuição pela importância do gênero, tanto em número de espécies, como em sua presença nas coleções. Passamos a julgar 18 categorias: paphio, terrestre, Cattleya unifoliadas, Cattleya bifoliadas, Laelia, híbridos de Cattleya, Epidendrum, Pleurothallis, Coelogyne, Catasetum, Maxillaria, Oncidium, Dendrobium, Bulbophyllum, espécie monopodial, híbrido monopodial, curiosidade e mérito cultural. Os outros gêneros estavam contidos nestas categorias, existindo um regimento de julgamento e um regulamento, contemplando todas as normas e as divisões.
Foram feitas reuniões para esta divisão, tudo foi escrito, impresso, distribuído e realizado capacitações para os juízes e demais interessados.
Em junho de 2012, após muita reclamação da dificuldade de julgar as exposições segundo este novo critério (já leram o livro: Quem mexeu no meu queijo?), jogaram no lixo todo o trabalho realizado e reduziram para 11 categorias: espécie nacional, espécie estrangeira, híbridos das categorias anteriores, espécie monopodial, híbrido monopodial, sazonal, mérito cultural, raridade e mais 3 para todos os outros gêneros e batizadas sempre por um número em algarismo romano.
Nesta semana oficialmente foi divulgada a exclusão de mais uma categoria: híbrido monopodial. Agora são apenas 10. Como disse em postagem anterior, esta divisão deixa clara a visão retrógrada de orquidófilos oriundos de um tempo onde só Cattleya era importante. São 4 as categorias que prestigiam um pequeno grupo com aproximadamente 176 espécies, em detrimento de todas as outras 24.824.
Hoje resolvi testar meus próprios argumentos e após horas de pesquisa, onde consultei todas as 71 planilhas de pódio das exposições coordenadas pela CAOB desde junho de 2012, quando surgiu a categoria sazonal, tenho dados concretos para afirmar que esta categoria depois de quase um ano, premiou não 176 espécies, mas sim 13 espécies em 41 exposições onde foi concedido prêmios na categoria. Vamos dar nomes aos bois (ou orquídeas se preferirem):
- Cattleya walkeriana - 15 exposições
- Cattleya nobilior - 5 exposições
- Laelia purpurata - 5 exposições
- Cattleya loddigesii - 4 exposições
- Cattleya labiata - 3 exposições
- Cattleya warnerii - 2 exposições
- Cattleya bicolor, Cattleya trianae, Cattleya lueddemanniana, Cattleya amethystoglossa, Cattleya forbesii, Cattleya leopoldii, Laelia anceps - 1 vez cada.
Lembramos que várias cidades fazem exposições temáticas, como da Cattleya walkeriana em Vespasiano com 15 pódios para a espécie e da Cattleya warnerii com 14 premiações para a espécie e isto não está computado nos dados acima.
A categoria sazonal, foi criada para premiar a espécie mais presente na exposição ou aquela que é símbolo da entidade organizadora. Mas várias distorções foram identificadas: em Santa Cruz das Palmeiras, foram premiadas nesta categoria 2 Cattleya walkeriana e 1 Cattleya nobilior; em Poços de Caldas o segundo e terceiro lugar da categoria I, espécie nacional foram Cattleya nobilior e ainda concederam mais um prêmio para uma nobilior na categoria sazonal; em 7 das 41 exposições onde o prêmio foi concedido, não existiam 3 plantas premiadas (será que realmente elas estavam presentes em grande número no evento?).
Se ainda não convenci a todos que esta categoria foi criada para prestigiar poucas plantas de poucos colecionadores, utilizo o recurso mais importante da informática CtrlC/CtrlV (copiar/colar) e anexo as palavras do próprio regulamento da CAOB: Categoria IX- Sazonais ( Walkeriana, Labiatas,Warnerii, Purpurata, Nobilor, Violácea, etc).
 São ou não são 4 categorias para um mesmo grupo de orquídeas? Nós, orquidófilos membros da CAOB, somos uma parcela da população brasileira, acostumada a aceitar sem pensar, discutir, opinar e estamos refletindo este comportamento no nosso dia a dia. Qual será o custo destas mudanças, pois com certeza várias medalhas prontas não serão utilizadas, pois a antiga categoria VIII, híbridos monopodiais possuía ouro, prata e bronze e agora como raridade só ouro, o mesmo acontecendo com a categoria X; e a IX que era só uma medalha de ouro terá que ser confeccionado prata e bronze. Sem contar com a primeira mudança de 18 para 11 categorias. É muito dinheiro mal aproveitado. Não seria melhor planejar as mudanças?

Nenhum comentário: