Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As orquídeas na pré-história

Quem já parou para refletir na evolução das  orquídeas da mesma forma como estudamos os dinossauros ou aparecimento do Homo sapiens. Se estudar as orquídeas atuais já não constitui tarefa fácil, pela sua diversidade, variabilidade, baixo interesse comercial, o que dizer de estudar espécimes de milhões de anos atrás. Uma outra dificuldade intrínseca a este estudo, é a prevalência das orquídeas em ambientes quentes e úmidos, o que prejudica a formação de fósseis, por facilitar a decomposição da matéria orgânica. Encontrar restos intactos de orquídeas que viveram a milhões de anos não é frequente. Muito mais raro é encontrar-se restos florais, pois estas tem curta duração e provavelmente surgiriam apenas uma vez ao ano como ainda o fazem nos dias atuais.
Em 2000, na República Dominicana, encontrou-se um raro fóssil preservado em âmbar, de um polinário (massa de pólen) preso a uma abelha. Segundo um dos autores do estudo, o biólogo argentino Rodrigo Singer, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, este constitui o primeiro fóssil de uma orquídea .
Acreditava-se que as orquídeas teriam surgido na terra há aproximadamente 2,5 milhões de anos, juntamente com a evolução do homem, mas o achado deste fóssil que foi datado de 15 a 20 milhões de anos, faz crer que os primeiros ancestrais das orquídeas tenham surgido na era dos dinossauros, há mais de 80 milhões de anos.
A espécie pré-histórica de orquídea foi batizada de Meliorchis caribea e faria parte da subtribo Goodyerinae, com representantes existentes até os dias atuais (possui aproximadamente 35 gêneros, sendo cinco deles existentes no Brasil: Aspidogyne, Ligeophila, Microchilus,  Platythelys, Rhamphorhynchus). Os autores acreditam que a grande diversificação das espécies de orquídeas tenha ocorrido após o desaparecimento dos dinossauros, algo em torno de 65 milhões de anos atrás.
Infelizmente Meliorchis caribea é assunto só para a imaginação e não para coleção. Vale o conhecimento.

Um comentário:

elizabete_duarte disse...

Como são velhinhas essas nossas companheiras orquideas!!!!No site Brazilian Orchids da Delfina de Araujo tem um artigo sobre a historia(bem mais recente)da cultura das orquideas no Japão e na China a cerca de 4000 mil anos e sua introduçao no ocidente datado do ano 300 antes de Cristo...É só uma dica!!!! Abraços