Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Planta da noite - 15/02/2011 - Solenidium lunatum

Ontem a noite na reunião da ORQUIPIRA elegeu-se mais uma vez a melhor planta da noite. A vencedora foi um Solenidium lunatum com 8 hastes florais.
O gênero Solenidium proposto por John Lindley em 1846 possui 3 espécies aceitas:
- Solenidium lunatum - anteriormente incluído no gênero Oncidium. O Solenidium mattogrossense é considerado sinônimo do S. lunatum. Encontrado em toda a América tropical. Apesar de sua ampla distribuição não é considerado planta de fácil cultivo, sendo rara sua aparição em exposições. Foi descrito em 1914 por Lindley e posteriormente modificado por Schlechter.
- Solenidium portillae - encontrado apenas no Equador e descrito em 2003 por Dalström & Whitten.
- Solenidium racemosum - é a planta tipo do gênero (descrito em 1846 por John Lindley). Encontrado na Colômbia, Venezuela e Brasil. Anteriormente incluído no gênero Oncidium.







Nenhum comentário: