Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O uso do Cymbidium madidum na medicina aborígene

Apesar de constituir a maior ou uma das maiores famílias vegetais, as orquídeas apresentam muito poucos usos, além da utilização para decoração. Já discutimos em outras postagens o uso alimentício e medicamentoso de algumas espécies de orquídeas.
Ampliando a relação das plantas com uso medicinal, devemos citar o Cymbidium madidum, nativo da Austrália. Os aborígenes consomem seu bulbo mucilaginoso para o tratamento de diarréias e existe uma lenda local que dá propriedades contraceptivas às sementes da planta. Em 1971 um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, liderados pedo prof. Dr. Joseph Arditti realizou estudos sobre suas propriedades. Fica a dica para quem visitar a Austrália .
Cymbidium madidum


Nenhum comentário: