Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

segunda-feira, 29 de abril de 2013

"Para não dizer que não falei de flores"

É uma pena que o sistema da CAOB seja tão precário e não forneça nenhuma estatística das nossas exposições, premiações, plantas apresentadas, etc. Na falta de sistema usamos o método antigo, o braçal. Intrigado com a recente discussão da importância das Cattleyas e afins, além de seus híbridos, fiz um levantamento das 13 primeiras exposições do ano, que poderiam conferir até 39 pódios para cada uma das categorias: espécie nacional, espécie estrangeira e híbridos. Desconsiderei a categoria sazonal, pois esta já foi alvo de estudo há poucos dias.
Na categoria I, espécie nacional, todos os 39 prêmios foram concedidos. Do total, 66,66% foram entregues a apenas 5 espécies: 6 para Cattleya guttata, 6 para Cattleya labiata, 5 para Cattleya bicolor, 5 para Hadrolaelia pumila e 4 para Hadrolaelia praestans.
Na categoria II, espécie estrangeira, foram oferecidos 28 prêmios (descontei 2: a Cattleya bicolor e a Cattleya tenuis em Santo André, para não convulsionar). Impressionantes 60,71% dos prêmios foram para 2 espécies: 9 para Cattleya trianae e 8 para Laelia anceps.
Na categoria III, híbridos, todos os pódios foram preenchidos. A BC Ernesto Alavarce "PV" esteve no pódio 6 vezes, totalizando 15,38% e 51,28% foram distribuídos por 8 híbridos diferentes apenas.
Entendo que existe sazonalidade e que ainda temos muito tempo até o final do ano, mas não dá para chamar de diversificada a premiação das categorias I, II e III, principalmente se pensarmos nos híbridos, que somam algumas milhares de dezenas. Como citei ainda hoje em um comentário, premiamos híbridos como a Cattleya portia, registrado em 1897 e a LC Mini Purple de 1965, como o melhor em termos de híbrido de um evento. Onde está a evolução, a novidade? A exposição é feita para leigos e orquidófilos e como dizia o Dr Hannibal Lecter (no filme O silêncio dos Inocentes), "só cobiçamos aquilo que nossos olhos enxergam". A exposição serve para despertar nosso desejo, nossa vontade de adquirir uma nova planta, uma nova espécie, um novo gênero, cultivar melhor, apresentar de forma mais profissional nossa planta. Não colecionamos pontos, mas sem dúvida eles impulsionam nosso desprendimento em mandar para exposição nossas melhores plantas e não apenas coisas comuns. Não quero entrar em detalhes, mas se levantarmos outras estatísticas, perceberemos que poucos são aqueles beneficiados por estas categorias. São muitos prêmios para poucos. As contas eu já fiz, mas quem quiser que faça as suas.

4 comentários:

Tsuji disse...

Pai essa semana voltaremos ao normal... pra te alegrar tá abrindo as walkerianas hauhauauha...Ahhh a Tolumnia tá dando pontos bons... vou ver se pego alguma essa semana... brincadeirinha... outra coisa to indo pra Mogi das Cruzes com o Dantas e o André separa um dinheiro ai que pego algumas coisas pra vc lá!

Robinson disse...

Rodrigo
Acho melhor deixar alguém mais orientado dirigir, pois a exposição é em Mogi Guaçu e não das Cruzes. "Vê se te orienta".

Cido disse...

o que será que o Rodrigo vai querer fazer em Mogi das Cruzes ? Atenção, André ! rsrsrsrsr

Tsuji disse...

Cido se eu falar pra vc da barberagem que foi essa viagem vc não vai acreditar...AVISO... se alguém for viajar com o André leve cheque para pagar o pedágio!!!!!